A Rainha D. Teresa atribui o Foral à vila, a 4 de março de 1125 e já no século XIV, o rei D. Pedro I mandou construir as muralhas que transformaram Ponte de Lima num “burgo medieval cercado de muralha”.

Rainha Dona Teresa - Ponte de Lima

Estátua da Rainha D. Teresa – Ponte de Lima

Património de Ponte de Lima

Aqui a riqueza história e patrimonial é inigualável. Existem, no concelho, mais de 40 monumentos classificados… 3 Monumentos Nacionais, 38 Imóveis de Interesse Público e 5 Imóveis de Interesse Municipal.

Igreja Matriz de Ponte de Lima

Igreja Matriz

Centro histórico

Passear pelo centro histórico é como regressar à ao passado. A sala de visitas da vila, o Largo de Camões, recebe-o de braços abertos. Aprecie a beleza do Chafariz Nobre, datado de 1603.

Chafariz Nobre - Ponte de Lima

Chafariz Nobre – Ponte de Lima

A Ponte fica logo ali ao lado, atravesse-a e visite a Igreja de Santo António da Torre Velha, do século XIX. Não menospreze os detalhes e aprecie a altura da torre e as gárgulas que ornamentam os ângulos.

Igreja de Santo António da Torre Velha - Ponte de Lima

Igreja de Santo António da Torre Velha

Rio Lima

O Rio Lima atravessa o Alto-Minho desde o monte Talariño, na província de Ourense, na Galiza, Espanha, onde nasce a 975m de altitude até a Viana do castelo onde desagua no Oceano Atlântico.

Rio Lima - Ponte de Lima

Rio Lima

A ligação do rio à vila é umbilical. Deu lhe parte do nome e ainda assume um papel preponderante nos vários setores de atividade do concelho.

Ponte de Lima “a vila jardim”

Ponte de Lima é reconhecida como “a vila mais florida de Portugal”. Sem dúvida que por aqui impera o respeito e o cuidado na manutenção dos espaços verdes.

Vista Aérea de Arcozelo - Ponte de Lima - cm-pontedelima.pt

Vista Aérea de Arcozelo – cm-pontedelima.pt

Nos arredores e na própria vila e existem vários jardins, bem cuidados, que convidam a atividades de descontração.

Gastronomia de Ponte de Lima

O Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco, é o ex-libris da gastronomia da vila.

A lampreia do Rio Lima é também uma das iguarias mais apreciadas motivando a visita de centenas de pessoas que se deslocam à procura do arroz de lampreia ou da lampreia à bordalesa.

Pessoalmente a minha preferência vai para o Naco de Minhota, um pedaço de carne suculento, produto endógeno de características únicas, proveniente da raça bovina Minhota.

Festival Internacional de Jardins

O Festival Internacional de Jardins, é um evento anual que ocorre em Ponte de Lima, na margem direita do rio Lima.