Datada do tempo dos romanos, foi em Lamego que terão decorrido as lendárias Cortes de Lamego, onde terá sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e se estabeleceram as linhas orientadoras de “Sucessão ao Trono”.

Localizado na margem sul do rio Douro, é considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

Religião

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego

Lamego é sede da diocese homónima, a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito. Por aqui os monumentos religiosos são inúmeros, dos quais se destacam a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios. Este último é o mais reconhecido pelos portugueses em geral, isto porque existe uma romaria anual com o mesmo nome.

Gastronomia e produtos regionais de Lamego

Conhecida também pela sua gastronomia, por aqui poderá degustar os deliciosos presuntos ou o cabrito assado. Mas a mais famosa é a bôla de Lamego, tradicionalmente confecionada na “Pastelaria da Sé”, casa emblemática na produção das Bôlas de Lamego. Esta casa emblemática encontra-se em fase de expansão, tendo sido inaugurada há pouco tempo na Avenida da Boavista, na cidade do Porto, mais uma Casa das Bôlas.

Douro

Passeios no Rio Douro

Passeios no Rio Douro

A produção de vinhos, nomeadamente do vinho do Porto e de espumantes é outra das relíquias lamecenses. Com a proximidade com o Rio Douro, e com o exponencial crescimento do turismo nesta região, Lamego tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade no panorama turístico português. No entanto, essa notoriedade também advém de bons produtos e boas “casas”, como é o caso da Quinta da Pacheca. Famosa pela comercialização de vinhos (Pacheca), esta quinta é ainda conhecida pelo seu hotel, pelas visitas guiadas às provas e cursos de vinhos, bem como pelo restaurante.

Feira Medieval

Feira Medieval - Foto da Câmara Municipal de Lamego

Feira Medieval – Foto da Câmara Municipal de Lamego

Outra iniciativa promovida nos últimos anos é a Feira Medieval. Com um número de visitantes já considerável e de participantes também bastante aliciante, a atividade festiva atrai mais movimento a esta cidade e é um chamariz cada vez mais importante. Com arruadas musicais, torneios de armas, mercado medieval e cortejos alegóricos a animação será sempre o mote deste evento.