Vidago Palace Hotel - Jose Latourrette fotografia por Jose Latourrette

Vidago Palace Hotel, o último Palácio da Realeza Portuguesa

O Vidago Palace Hotel é um hotel cinco estrelas, localizado a norte de Portugal em Trás-os-Montes, mais precisamente na freguesia de Vidago, Concelho de Chaves. Dista cerca de uma hora do aeroporto Aeroporto Francisco Sá Carneiro e da cidade do Porto.

O Vidago Palace Hotel está integrado num magnífico parque florestal e concilia na perfeição a natureza com a história e o requinte.

Integra ainda um campo de Golfe, originalmente idealizado por Mackenzie Ross e construído em 1936. O campo foi recentemente redesenhado pela firma Cameron & Powell e cumpre agora com as especificações da USGA  .

História do Vidago Palace

O autor que iniciou o projeto do hotel foi o arquiteto Miguel Ventura Terra, mas quem o finalizou foi o arquiteto António Rodrigues da Silva Júnior

O projeto foi encomendado pelo rei D. Carlos I, que nunca chegou a ver o projecto ganhar forma. Foi assassinado a 1 de fevereiro de 1908.

Aconselho a leitura do artigo no blogue Restos de Colecção.

Também D. Manuel II, seu filho e sucessor, foi deposto pela revolução republicana a 5 de Outubro de 1910, na véspera da data prevista para a inauguração do Vidago Palace. Seria o último palácio mandado construir pela realeza portuguesa e, por ironia do destino, nenhum dos reis chegou a ficar hospedado no hotel .

Apesar de todos os imprevistos o hotel abriu mesmo a 6 de Outubro de 1910, acabando por se tornar um dos destinos favoritos da aristocracia portuguesa e europeia. Passou então a ser um dos Hotéis mais luxuosos da Península Ibérica. 

Reinauguração Hotel

O Vidago Palace esteve encerrado entre os anos de 2006 e 2010. Durante este período de tempo sofreu importantes obras de remodelação.

A 6 de Outubro de 2010, passados exatamente 100 anos da sua primeira inauguração, reabriu as portas, preservando “intactos o esplendor, o requinte, o serviço e a hospitalidade do passado”.

A decoração dos espaços interiores foi responsabilidade de dois arquitetos portugueses: José Pedro Lopes Vieira e Diogo Rosa Lã.

O SPA Termal e o Club House são da autoria de Álvaro Siza Vieira.



Deixar uma resposta