“Um século e tanto” – 130 anos da National Geographic

15 Março, 2020

A exposição, “Um século e tanto”, ilustra os 130 anos da National Geographic através de fotografias e objetos icónicos. Está patente no polo central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto até julho de 2020.

A National Geographic

Todos nós, de uma forma ou de outra, uns mais apaixonados pela natureza em geral, outros nem tanto, já nos entrou pela casa dento este nome: National Geographic. Seja pela televisão, pela revista, por alguma descoberta e divulgação desta sociedade ou até mesmo por fotografias icónicas que por muitas vezes nem imaginamos que pertencem à afamada sociedade.

Menina Afega
Menina Afegã – Steve McCurry

História

“Numa fria noite do mês de Janeiro de 1888, juntaram-se 33 homens no Cosmos Club da cidade de Washington para fundar “uma sociedade dedicada à difusão do conhecimento geográfico”.

E tudo se iniciou assim de forma simples. Um grupo de amigos, geógrafos, exploradores, oficiais do exército, advogados, meteorologistas, biólogos e engenheiros juntaram-se com intuito de divulgar conhecimento e há 130 anos que nos apresentam momentos marcantes na história do conhecimento humano.

Exposição “Um século e tanto”

A exposição “Um século e tanto” encontra-se de portas abertas no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, desde o dia 18 de outubro de 2019, e só encerrará a 19 de julho de 2020. É uma exposição para toda a família e com um horário bastante alargado, a mostra é de terça a domingo, 10h00 às 18h00.

Trata-se de uma exposição simples, com vários artefactos recolhidos por todo o globo, em expedições e em estudos, bem como várias fotografias de momentos marcantes da humanidade destes últimos 130 anos.

Por lá encontraremos estudos sobre a Serra da Estrela, bem como descobertas feitas em África, ou então uma breve história dos chimpanzés e da Jane Goodall, uma mulher que passou a sua vida a estudar este primata tão parecido com o ser humano.

História fotográficas de guerra, como a do Afeganistão, recortes fotográficos de catástrofes naturais, o mundo dos animais e de tribos desconhecidas por nós. Um sem fim de história que temos ao nosso dispor numa só exposição.

Um Século e Tanto - National Geographic
Um Século e Tanto – National Geographic

Comments 0

Deixar uma resposta