Um passeio revigorante às Amendoeiras em Flor

A experiência vale sempre a pena, mais não seja pela paisagem...

Há alguns anos, em muitas regiões portuguesas, seria certo que por esta altura alguém iria programar uma excursão ao interior do nosso país, mais concretamente às amendoeiras em flor.

As expedições foram perdendo fulgor, mas com o desenvolvimento que a região das amendoeiras em flor tem sofrido nos últimos anos, levou a que as instituições de desenvolvimento regionais e nacionais a fortalecessem com atividades muito específicas.

Para quem desconhece, as amendoeiras têm predominância nos montes e vales do nordeste transmontano e no Douro superior. Todos os anos por esta altura, por volta da segunda metade do mês de fevereiro e por todo o mês de março, o acastanhado dos montes pinta-se de branco e rosa, como quem “chama” a primavera.

Vários são os municípios que por esta altura vivem um crescimento na economia local. Esse crescimento advêm não só da beleza natural, bem como, das festas da amendoeira em flor que animam os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Flor da amendoeira

Como conhecer a região

Agora, para conhecer esta admirável região poderá utilizar as excursões, viatura própria ou através dos CP- Comboios de Portugal:

Carro: para nós esta é a melhor forma de apreciar esta maravilha da natureza, conhecer melhor os locais e desfrutar de um dia em plena natureza. Utilizar o carro para percorrer à vontade esta zona do nordeste transmontano e no Douro superior é a forma mais simples e facilitada.

Comboio: se optar por visitar de comboio, saiba que os passeios normalmente realizam-se aos sábados do mês de março. É uma viagem que atravessa uma vasta região do Douro, até ao Pocinho (Vila Nova de Foz Côa). Comboios especiais no percurso Porto Campanhã – Pocinho e volta, com três circuitos rodoviários à escolha. Veja aqui os programas.

Para os mais aventureiros, cada um dos municípios abaixo referidos disponibilizam atividades distintas para que possam vasculhar cada recanto das amendoeiras em flor:

Vila Nova de Foz Côa

Figueira de Castelo Rodrigo

Mogadouro

Freixo de Espada à Cinta