• Home
  • Blogue
  • Contactos
  • O Que Procura?
    • Alojamento
    • Cidades e Vilas
    • Gastronomia e Vinhos
    • Património Edificado
    • Património Natural
    • Património Religioso
    • Restauração
    • Roteiros e Percursos
Facebook Twitter Instagram
Feeling Portugal
  • Home
  • Blogue
  • Contactos
  • O Que Procura?
    • Alojamento
    • Cidades e Vilas
    • Gastronomia e Vinhos
    • Património Edificado
    • Património Natural
    • Património Religioso
    • Restauração
    • Roteiros e Percursos
Facebook
Feeling Portugal
Home » Blogue » Tomar, o último bastião dos Templários
Cidades e Vilas

Tomar, o último bastião dos Templários

By António Almeida27 Março, 2022Updated:6 Outubro, 20225 Mins Read
Tomar Convento De Cristo
Tomar Convento De Cristo
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

A cidade de Tomar, é uma das mais bonitas cidades portuguesas. É uma característica localidade Ribatejana, plantada na margem direita do Zêzere e dividida pelo Rio Nabão. 

Quando chegamos a Tomar notamos logo a enorme carga Histórica e Cultural da cidade. Tudo está ligado aos Templários e cada passo é um regresso ao passado e ao misticismo dos tempos das Ordens do Templo e de Cristo. 

Caracterização de Tomar

Tomar é uma cidade e sede de concelho com o mesmo nome, do distrito de Santarém. Com cerca de vinte mil habitantes, integra a Região Centro e a sub-região do Médio Tejo. É também a capital política da Comunidade Urbana do Médio Tejo.

Vista Panoramica De Tomar
Vista Panorâmica de Tomar

Outrora foi um centro industrial, cuja atividade económica assentava nas fábricas de papel, de fiação e derivados de madeira, entre outras. Atualmente o turismo  representa já uma importante fatia da economia local.

Pontos de Interesse Turístico

Tomar é uma cidade de muitos encantos. Esta antiga sede da Ordem dos Templários, tem no Convento de Cristo, uma das mais importantes obras do Renascimento em Portugal, o expoente máximo. O turismo em Tomar não se resume, no entanto, a este imponente e lindíssimo monumento.

Castelo de Tomar e Convento de Cristo

O Castelo de Tomar e Convento de Cristo, outrora sede das ordens religiosas e militares do Templo e de Cristo, foi classificado pela UNESCO, em 1983, como património da humanidade.

Castelo De Tomar E Convento De Cristo
Castelo de Tomar e Convento de Cristo

Charola

Além de ser um dos melhores, dos raros exemplares de igreja em rotunda existentes, a charola representa o mundo medieval europeu, das cruzadas e da defesa da fé. 

Tomar Charola Convento De Cristo
Tomar Charola Convento De Cristo

Janela Manuelina

Ladeada por dois gigantescos contrafortes, ou botaréus, esta janela é ornada por um exuberante universo figurativo onde estão presentes os temas de marinhagem – a madeira, o cordame, as bóias, etc., – as insígnias da Ordem – a cruz heráldica, esfera armilar, o brasão do reino, – e figurações simbólicas, particulares à mística da Cavalaria Espiritual e à missão que a Ordem de Cristo tinha na empresa das Descobertas.

Tomar Janela Manuelina Convento De Cristo
Tomar Janela Manuelina Convento De Cristo

Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco de Tomar foi fundado em 1624 por uma comunidade de frades franciscanos oriundos do cenóbio de Santa Cita. A construção da igreja iniciou-se em 1628.

Ermida de Nossa Senhora da Conceição

A Ermida de Nossa Senhora da Conceição de Tomar é uma das últimas edificações do arquitecto João de Castilho. A construção foi iniciada por volta de 1551 e viria se concluída nos anos de 1572-1573, já depois da morte de Castilho e já sob a direção do arquiteto Diogo de Torralva. 

Ermida De Nossa Senhora Da Conceicao Tomar
Ermida de Nossa Senhora da Conceição Tomar

Praça da República

Bem-vindos ao coração da cidade de Tomar. Em plena Praça da República podemos encontrar os Paços do Concelho, a Igreja Matriz de São João Batista, o Palácio da Dona Maria da Silveira e, no centro a estátua de Dom Gualdim Pais, fundador da cidade e Grão-Mestre da Ordem dos Templários em Portugal. 

Igreja Matriz De Sao Joao Batista
Igreja Matriz de São João Batista
Praca Da Republica
Praça da República

Mata Nacional dos Sete Montes

A Mata Nacional dos Sete Montes, também conhecida como a Cerca do Convento, tem cerca de 39 hectares e é o principal parque da cidade. Faz a ligação ao castelo e foi outrora utilizada como área de cultivo e recolhimento. No meio da vegetação composta por ciprestes, olaias, carvalhos e oliveiras seculares, podemos encontrar a “Charolinha”, um templo miniatura… um retiro secreto…

Sinagoga e Judiaria de Tomar

A Sinagoga de Tomar é um templo hebraico proto-renascença. O único exemplar existente em Portugal. Foi construída no Séc. XV e encerrada em 1496, aquando da expulsão dos Judeus de Portugal. Serviu de prisão, no Séc. XVII foi referenciada como Ermida de S. Bartolomeu e no Séc. XIX foi palheiro, celeiro, armazém de mercearias e arrecadação.

Igreja de Santa Maria dos Olivais

A igreja primitiva foi erguida no século XII por Gualdim Pais. O próprio sepultou-se no seu interior, em túmulo de que resta a inscrição funerária, datada de 1195. 

Igreja De Santa Maria Dos Olivais 3
Igreja De Santa Maria Dos Olivais
Igreja De Santa Maria Dos Olivais 1
Igreja De Santa Maria Dos Olivais
Igreja De Santa Maria Dos Olivais 2
Igreja De Santa Maria Dos Olivais

A igreja atual começou a ser construída nos meados do século XIII, presumivelmente durante o reinado de D. Afonso III, e cedo se instituiu como uma obra emblemática da arquitetura gótica nacional.

Aqueduto de Pegões

O Aqueduto dos Pegões começou a ser construído em 1593, no reinado de Filipe I de Portugal, sob a direção de Filipe Terzio, (arquiteto-mor do reino) e foi concluída em 1614 por Pedro Fernando de Torres. Tem cerca de 6 km de extensão. Teve como propósito abastecer de água o Convento de Cristo.

Aqueduto De Pegoes
Aqueduto de Pegões

O aqueduto é composto por 58 arcos de volta inteira, na sua parte mais elevada que por sua vez assentam sobre 16 arcos ogivais apoiados em pilares. A sua altura máxima é de 30 metros. Nos extremos existem casas abobadadas com uma larga pia no centro, destinadas à decantação da água.

Jantar na Taverna Antiqua

A Taverna Antiqua é um restaurante temático, localizado na Praça da República. Oferece aos clientes, não só uma deliciosa refeição de cariz medieval, como também os brinda com um ambiente e experiências únicos.

“Recriam‐se tempos idos, em que os senhores feudais disputavam entre si reinos, castelos, e terras, onde a lei era imposta pelo gume da espada e por crenças religiosas…”

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleVale do Rossim Eco Resort, na Serra da Estrela
Next Article Queijo Serra da Estrela? Se gosta este artigo é para si…

Artigos Relacionados

Exposição de Presépios – Museu Santa Cruz do Bussaco

Read More

Passadiços do Mondego

Read More

Míscaros 2022 – Festival do Cogumelo de Alcaide

Read More
Publicidade
Artigos Recentes
Museus e Exposições

Exposição de Presépios – Museu Santa Cruz do Bussaco

By José Ferreira7 Dezembro, 2022

Passadiços do Mondego

6 Novembro, 2022

Míscaros 2022 – Festival do Cogumelo de Alcaide

4 Novembro, 2022

Convento de Santa Cruz do Bussaco

4 Novembro, 2022
Publicidade
Proprietário
We Feel Portugal Lda.
Apoio ao Utilizador
  • Colaborar no Projeto Feeling Portugal
Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições de Colaboração e Utilização
Facebook
© 2023 We Feel Portugal

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.