Por terras de Vila Nova de Foz Côa

Já muito próximo do norte de Portugal, o concelho de Vila Nova de Foz Côa pertence ao distrito da Guarda e é um local de beleza incalculável.

O interior de Portugal é muitas vezes desprestigiado, isto porque maioria das pessoas não conhecem em profundidade a magnificência de alguns dos locais em questão.

Foz Côa de todos os encantos

Vila Nova de Foz Côa é um desses exemplos. Terra verdejante, repleta de oliveiras e vinha, aqui os planaltos e vales são contínuos. Por Foz côa os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de tranquilas e imponentes paisagens onde termina o Douro Internacional e começa o Alto Douro Vinhateiro.

Vistas do Museu do Côa sobre o Douro

Para que tenha noção da amplitude turística de Vila Nova de Foz Côa, o concelho pertence à Região do Vale do Côa, ao Alto Douro Vinhateiro, pertence ainda à Região do Turismo de Porto e Norte, e é um dos únicos locais em Portugal com um Parque Arqueológico Rupestre, o Parque Arqueológico do Vale do Côa. Apenas por este excerto conseguirá comprovar que são vários os motivos que o poderão levar a esta terra rica e imponente.

 

Rica em vinhos, em Vila Nova de Foz Côa existem vários néctares de renome, bem como um festival vitivinícola que enaltecem todos os vinhos da região. Mas para complementar todo este espólio existem os turismos de habitação que fortalecem o turismo vitivinícola da região. Podemos falar-lhe das Casas do Rio e do vinho Vallado ou a Quinta do Chão D’Ordem propriedade com cerca de 30 hectares, rodeada por vinhas, oliveiras e amendoeiras.

 

Vinha Douriense

Mas a riqueza deste terra é também devido às suas extensas e delirantes paisagens. Num concelho com cerca de 7.500 habitantes, existem no mínimo seis miradouros para que se possa embebecer com as luxuriantes vistas sobre o Douro. Os locais que queremos evidenciar são: o Miradouro de Nossa Senhora do Viso (Custóias), o Miradouro de Sta. Bárbara (Mós), o Miradouro de S. Martinho (Seixas), o Miradouro de S. Gabriel (Castelo Melhor), o Miradouro da Mata dos Carrascos (Santo Amaro) e o Miradouro do Arnozelo (Numão).

Em questões arquitetónicas Foz Côa encontra-se bem distinguida no panorama nacional e internacional, com o fabuloso Museu do Côa e o moderno Centro de Alto Rendimento do Pocinho. Duas unidades que deverá visitar e deixar encantar-se!

Claramente que poderia falar-lhe ainda dos produtos regionais como os enchidos, dos passeios de barco no Douro ou até enunciar-lhe o Património Edificado deste concelho, mas fica para um próximo artigo.