Praia do Barril, a pitoresca e tranquila praia de Tavira

A Praia do Barril, Tavira

A Praia do Barril faz parte do Parque Natural da Ria Formosa e pertence ao sistema de ilhas denominadas ilha-barreira.

A longa extensão de areia fina e branca da Praia do Barril prolonga-se para nordeste até à Praia da Ilha de Tavira e para sudoeste até à praia nudista.

Praia do Barril

Praia do Barril

A Praia do Barril é desde 1987 praia de Bandeira Azul. Distingue-se pela beleza natural e águas tranquilas, pela limpeza, pela qualidade da água e das infraestruturas de apoio (serviços de limpeza, de segurança e de informação aos utentes) que a transformam numa das melhores praias do país.

A antiga comunidade de pesca de atum

Na proximidade da Praia do Barril, erguia-se em tempos passados, uma pequena aldeia de pescadores. A antiga comunidade piscatória albergou até aos anos 60, época em que foi abandonada, cerca de 80 famílias, durante a época da pesca do atum.

Fotos de PhotoArch

As pequenas casas foram restauradas e algumas foram convertidas em restaurantes e outras estruturas de apoio à praia.

O Cemitério das Âncoras

Erguido ao longo dos anos, tal e qual um memorial dramático do declínio da frota pesqueira local, encontramos o comummente designado cemitério das Âncoras.

São dezenas de antigas âncoras dos barcos de pesca que foram alinhadas ao longo das dunas, no limite da praia. O ambiente teatral criado transporta quem visita para o passado, levando-nos a fantasiar sobre o que por ali terá acontecido.

Cemitério das Âncoras - Praia do Barril

Cemitério das Âncoras – Praia do Barril

As âncoras foram também utilizadas para manter as redes de pesca em posição, formando enormes labirintos subaquáticos, que funcionavam como um funil encaminhando os atuns para as redes de captura.

O Cemitério das Âncoras, conjuntamente com o Comboio, conferem à Praia do Barril como que uma personalidade característica e única entre as praias portuguesas.

O Comboio – Pouca Terra, Pouca Terra, U-uuu!

Sim… é verdade… Pode chegar à Praia do Barril indo a pé ou utilizando o comboio.

A ligar a Praia do Barril ao continente existe uma pequena ferrovia, dantes utilizada pelos pescadores para o transporte de mercadorias entre a comunidade e a estrada principal.

Esta ferrovia foi convertida, e além de ser um meio de acesso à praia, é também uma atração turística bastante popular.

Comboio da Praia do Barril

Comboio da Praia do Barril

Proporciona aos visitantes uma experiência engraçada e simultaneamente facilita a vida a quem tem mais dificuldades de mobilidade. O bilhete de ida e volta tem um custo de cerca €2.00.

A viagem é de apenas 1km. Se preferir ir a pé o trajeto é um pouco mais agreste, mas em compensação pode melhor observar a grande variedade de espécies animais e vegetais.

Percurso Pedestre Trilho da Praia do Barril

O Trilho do Barril é composto por 6 Estações de Observação. O percurso de cerca de 2 kms, permite a observação de diferentes habitats e de espécies de fauna e flora que são parte integrante da zona húmida do Parque Natural da Ria Formosa.

Fauna e Flora

Na travessia do sapal, e durante a baixa-mar, pode observar uma espécie de caranguejo, a Boca Cava-Terra (Uca tangeri), assim como algumas aves aquáticas, tal como o Perna-longa (Himantopus himantopus).

Ao longo do sistema dunar podemos encontrar espécies de vegetação como a Aetheorhiza bulbosa, a Ammophila arenaria (estorno), a Anagallis monelli, a Armeria pungens (Armeria) e a Eryngium maritimum (cardo marítimo).

Alojamento e Restauração

Existem alguns restaurantes perto da Praia do Barril. O peixe fresco é rei por estas bandas, a par do bacalhau.

Restauração na Praia do Barril

Restauração na Praia do Barril

Existem também várias opções de alojamento nas proximidades da praia. Em Tavira ou em Cabanas de Tavira.

Procura praias amigas das crianças? Duas estão em Portugal

O Jornal britânico “The Telegraph” publicou no passado dia 22 de dezembro de 2015, os 10 melhores destinos de férias na Europa com as praias amigas das crianças, colocando duas praias portuguesas no pódio.

Pixabay

Praia

No infinito de várias praias pela Europa, o prestigiado jornal destaca a Praia de Salema, em Vila do Bispo, e a praia do Barril, em Tavira como as duas melhores para quem tem filhos com idades inferior a três anos e querem passar férias descansados.

É verdade que ainda estamos em janeiro, mas é certo também que gostamos de planear as férias com antecedência, e nada melhor do que aproveitar algumas sugestões.

Para quem tem crianças lá em casa certamente procura praias com águas calmas, pouco profundas, que permitam que a criança possa explorar tudo em seu redor, e que ofereçam algum tempo aos pais para relaxarem. Mas o areal também convém ser amplo, para que as “escavações” durante horas intermináveis possam ser contempladas pelos pais.

O extremo ocidental do Algarve permanece intacto e é uma área de beleza natural preservada. Na pequena aldeia de Salema, tranquila e discreta, encontrará uma aldeia piscatória que ainda permanece autêntica. Praia de bandeira azul, com areia fina e águas cristalinas, na Salema encontrará ainda pescadores típicos algarvios.

Pixabay

Barco Piscatório

Já a segunda praia, a do Barril, encontra-se no lado oriental do Algarve, uma zona soalheira mas com atrações. Desde logo poderá visitar a Ilha de Tavira, e depois aproveitar para tirar umas fotos às âncoras que se encontram depositadas ao longo de todo o areal, e que simbolizam a história piscatória daquela localidade. A praia do Barril pertence ao Parque Natural da Ria Formosa e é uma praia muito procurada pela extensão, beleza natural e águas tranquilas.

Pixabay

A calma e tranquilidade, o areal extenso e as águas límpidas e serenas estão reunidas nestas praias para que possam levar as suas crianças de férias e mesmo assim conseguir descansar sem ter que se separar dos miúdos.