Porto Moniz: Onde o mar e as rochas se abraçam

Os arquipélagos portugueses estão numa crescente escalada para alcançar o estrelato internacional. A cada ano que passa alguma particularidade ou local das ilhas é denotado por um jornal, revista ou entidade internacional.

Após a Ilha da Madeira vencer o galardão Mundial da World Travel Awards, tornando-se o Melhor Destino Insular de 2016, de todo o Mundo, foi no primeiro mês de 2018, que a CNN- estação televisiva norte-americana, elegeu as piscinas naturais de Porto Moniz, na ilha madeirense, como uma das 52 melhores praias do planeta.

Vivemos numa altura do tempo e numa sociedade que já conhecemos de tudo um pouco e que por vezes é difícil satisfazer todas as exigências. Um dos casos é quando nos queremos banhar e selecionamos as piscinas habituais, que cumprem a sua função, mas também já se tornam aborrecidas. Todas iguais: cimento, escadas, espreguiçadeira e pouco espaço. Mas quem procura por alguma coisa diferente aposta nas piscinas naturais, e as de Porto Moniz, são uma das opções mais viáveis e lúdicas.

Em Porto Moniz as piscinas são formadas pela lava vulcânica, onde o mar penetra espontaneamente conduzindo água cristalina. O grande “ex-libris” da vila do Porto Moniz, aqui a água é salgada, o espaço tem uma área de 3.800 m², e onde nos podemos molhar tranquilamente e sem receios

Por serem piscinas naturais não são negligenciadas as condições necessárias para o bem estar de quem procura estas instâncias. Aqui encontra uma piscina para crianças, parque infantil e acessos para deficientes, bem como, parque de estacionamento, vestiários e balneários, bar e comodidades como espreguiçadeira e Guarda-sóis para aluguer.

Porto Moniz

Município constituído por quatro freguesias, Porto Moniz, Achadas da Cruz, Ribeira da Janela e Seixal, é o concelho localizado mais a norte da ilha da Madeira, com uma superfície de 8040 hectares e uma população de cerca de 2927 (Censos de 2001) habitante, mas a freguesia do Porto Moniz é a mais populosa, representando ao longo das décadas mais de metade da população do concelho, num total de 1.668 habitantes.

Para além das fantásticas Piscinas Naturais do Porto Moniz, o concelho possui ainda as Piscinas Naturais do Aquário, a Foz da Ribeira da Janela,as Piscinas do Clube Naval do Seixal, Praia do Porto de Abrigo do Seixal e as Poças das Lesmas. Todos eles locais a descobrir pelo próprio pé e com a alma de viajante.

No concelho de Porto Moniz poderá ainda fazer um périplo por todos os miradouros, que têm vistas de perder de vista, falamos-lhe do Miradouro da Santinha, Miradouro do Parque de Merendas, Miradouro do Pico, Miradouro do Redondo, Miradouro do Teleférico, Miradouro do Véu da Noiva e o Miradouro do Porto de Abrigo.