Por muitas vezes são esquecidas as praias fluviais, que normalmente são detentoras de espaços amplos, para uma maior dispersão das pessoas, e claro, o facto da envolvência natural ser mais diversificada.

Por isto e por mais alguns motivos decidimos mostrar-lhe, no nosso entender, as 10 melhores praias fluviais espalhadas pelo nosso pequeno mas maravilhoso país.

Vota na tua favorita!

Praia Fluvial do Pego Fundo

Iniciamos esta viagem pela região “rainha” das praias, o Algarve. Situada próximo de Alcoutim, em pleno interior, a praia fluvial do Pego Fundo é agradável, com águas tranquilas e complementadas com diversas infraestruturas (aluguer de toldos, chapéus de sol, duches, parque de estacionamento e bar).

Zona balnear vigiada, esta praia é alimentada pela Ribeira de Cadavais, ornamentada com um jardim, campo de voleibol, e equipamentos que permitem às pessoas com mobilidade reduzida usufruírem do espaço.

Praia fluvial da Albufeira do Rio Ermal – Vieira do Minho

Conhecida muitas vezes pelo festival de rock que já se realizara no Ermal, a praia fluvial destaca-se pelos desportos que por lá são praticados (Ski aquático através do teleski, gaivotas e canoas).

A barragem do Ermal, que acaba por se transforma em praia fluvial, é um local para todos se divertirem e descansarem, e darem uns mergulhos nas águas límpidas e agradáveis em pleno coração do Gerês.

Praia Fluvial da Albufeira do Azibo – Macedo de Cavaleiros

Com bandeira azul, praia acessível e vigiada esta maravilha transmontana tem para lhe oferecer o que de melhor o calor e o verão possuem. Esta albufeira, que já ostenta a certificação de Ecopark, é um espaço de excelência, repleto de variadíssimas atividades.

Uma das sete maravilhas das praias portuguesas, este local permite-lhe usufruir de um conceito inovador o “eco-discovery”, proporcionando aos amantes da natureza e do turismo momentos únicos.

 

Praia Fluvial de Larim – Amarante

Local dinamizado inicialmente por um grupo de jovens da terra (Gondar, Amarante), a praia fluvial de Larim é um espaço com bastante sombras para se refrescar nos dias mais quentes de verão. Com infaestruturas diversas e bem apetrechadas, aqui poderá aproveitar o campo de voleibol e de futebol, balneários, parque de merendas, um palco para as festas e arraiais típicos do verão, bem como um areal que permite tomar banhos de sol!

Praia Fluvial Lenta – Vila Nova de Cerveira

A região do Alto Minho é muito próspera em praias fluviais, o que nos limita, pois não conseguimos enumerar todas. No entanto, a praia fluvial da Lenta fica na freguesia de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira, é uma praia vigiada que oferece um leque variado de oportunidades de recreio e lazer. Neste local é possível desfrutar de longas caminhadas em contacto com a natureza, bem como de banhos refrescantes nas águas frescas minhotas.

Praia Fluvial de Alcafache – Mangualde

Um local pitoresco e bucólico, a praia fluvial de Alcafache, em Mangualde, é procurado essencialmente pela sua tranquilidade, e por pessoas que precisam descansar. É uma praia para os amantes dos percursos pedestres, visto que foi requalificado um recentemente. Para quem quiser aproveitar um fim de semana completo por estas bandas, conheça também as termas de Alcafache.

Praia Fluvial Barragem de Idanha – Idanha a Nova

Nesta albufeira poderá andar de mota de água, praticar modalidades aquáticas a motor, visto que o vento é raro e não há possibilidade de desportos aliados a esta força natural. No entanto, o facto de haver pouco vento ajuda à prática da pesca desportiva.

Mas a barragem é conhecida nacional e internacionalmente pelo Boom Festival, um festival de música alternativa que atrai pessoas de todos os pontos do globo e que é realizado nas margens da barragem.

Praia Fluvial Albufeira de Meimão – Penamacor

Para uma barragem, as águas são tão limpas e tão claras que nos confundem. Com uma envolvência invejável, devido à sua proximidade com a Serra da Malcata, aqui conseguirá desligar-se do mundo e acalmar o espírito. Com um café e com bungalows próximo, poderá fazer deste local um sitio de refugido e meditação. Tema ainda a possibilidade de praticar atividades aquáticas, bicicleta (BTT), caminhadas a pé, piqueniques, ou simplesmente desfrutar de toda a beleza envolvente.

Praia Fluvial Vale do Rossim – Gouveia

Além da água translucida e do ar puro podemos encontrar no Vale do Rossim todos os condimentos necessários para um dia bem passado. Existe um restaurante, um bar e o parque de campismo foi modernizado recentemente (Vale do Rossim Eco Resort). Há ainda a possibilidade da prática de desportos aquáticos e/ou radicais, ou apenas pescar desportivamente a truta fário, trutas arco íris e perca sol. Sugestões não lhe faltam!

Lagoa do Vale do Rossim

Lagoa do Vale do Rossim

 

Praia fluvial Valhelhas – Guarda

Com um espaço envolvente bastante amplo, na praia fluvial de Valhelhas existem infraestruturas de excelência, muitos estacionamentos, com um grande campo de futebol, com churrasqueiras para quem queira fazer o almoço na hora, e o melhor de tudo, uma praia com relva bem verdinha e bem tratada. Local muito procuro nas alturas quentes, onde no interior de Portugal acabam por ser mais custosos devido às temperaturas mais elevadas.