Praia da Vagueira

A pouco mais de 70 Km do Porto e a 15 Km de Aveiro, a … Ler mais

A pouco mais de 70 Km do Porto e a 15 Km de Aveiro, a Praia da Vagueira, é uma praia brava, com um areal de longa extensão, sendo uma das praias mais populares da região.

Praia com distinção de Bandeira Azul, tendo sido já classificada, segundo a Quercus, como Praia Dourada, pela excelente qualidade da água. Desde 1989 que a atribuição da bandeira azul é garantida, e só isto é motivo mais que suficiente para dar um revitalizador mergulho no mar.

Falamos de uma praia com uma paz e beleza distintas, onde a tranquilidade no inverno contrasta com o frenesim da época balnear, contudo, o por do sol encantador, como só o litoral oeste da costa portuguesa consegue proporcionar e as maravilhas gastronómicas da região são razões para visita.

Óbvio será afirmar que por vezes o vento da zona costeira faz-se sentir, mas é um vento aceitável. Para contrastar com a anterior eventualidade, temos uma praia bastante limpa, agradável, e cuidada, com bares e um passadiço que existe ao longo de todo o areal. Este passadiço é ótimo para a prática de exercício físico, que à beira mar é bem mais gratificante.

Por aqui encontrará vários parques de estacionamento, o passadiço em madeira, já mencionado, e rampas para deficientes são algumas das acessibilidades desta praia, bem como não faltam os bares e restaurantes.

Praia deslumbrante, é pela pesca com Arte Xávega que também se distingue de todas as outras. Aqui pode observar o “puxar as redes”, pelos pescadores e por trator.

Fishing 2335924 1920
Redes para a arte xávega

A arte Xávega é o testemunhar de forma de pesca que remonta ao século XIX no mundo, na qual pequenos barcos enfrentam as ondas da rebentação para largar as redes; e onde os pescadores locais puxam as redes de volta a terra, com a ajuda de homens ou tratores. Uma tradição que cada vez é menos praticada, mas que não se deveria perder.

Em jeito de conclusão, é uma zona balnear propicia à degustação de peixe fresco onde os restaurantes locais o preparam de forma exemplar. Uma excelente dica para refeição é o restaurante Bela Vista, junto à praia, onde iguarias como a cataplana de frutos do mar ou um peixe grelhado são sempre apostas ganhas.

Aproveita aqui para deixar uma dica para o almoço em tempos de calor. A Vagomar, é uma loja de venda de mariscos frescos, mas também restaurante. Um conceito prático onde escolhe o que quer comer e é confeccionado na hora. Para apreciadores de marisco aconselho tudo, ou então um belo arroz de marisco. Acompanhe com vinho verde bem fresco. Garanto-lhe um almoço muito bem passado!



Deixar uma resposta