A grande extensão de areal, que se prolonga ao longo de 1,5 km, é uma das características mais reconhecidas da Praia da Rocha. O areal é vasto e costuma haver sempre muito espaço, mesmo no verão.

O nome “Praia da Rocha” deve-se às rochas posicionadas entre o areal e o mar.

Das extremidades da praia, de um lado a Fortaleza de Santa Catarina e do outro o Miradouro dos Três Castelos, pode desfrutar da excepcional vista sobre o areal e sobre as formações rochosas esculpidas pelo mar.

História e Cultura

Há história e cultura um pouco por todo lado e pode desfrutar delas através de interessantes passeios de barco e excursões.

A Praia da Rocha evolui enquanto centro turístico no final do século XIX. Era na altura a estância de verão preferida de famílias não só de Portimão, mas também do resto do Algarve e da Andaluzia. Durante o inverno predominavam os turistas ingleses.

Hotel da Bela Vista

O Hotel da Bela Vista, com a sua arquitectura Belle Époque, data desta época e destaca-se entre os edifícios modernos ao longo da praia.

Hotel Bela Vista - Portimão

Hotel Bela Vista – Portimão – por hotelbelavista.net

Rodeado por uma paisagem deslumbrante, o Hotel combina requinte e hospitalidade, num espaço histórico que soube adaptar-se às mais modernas exigências.

O Palacete que alberga o Hotel Bela Vista data de 1918 e preserva a estética romântica que o inspirou. Pode fazer a sua reserva no booking.com

Avenida Tomás Cabreira

A avenida Tomás Cabreira, é a avenida marginal que percorre o topo da praia. Está repleta de restaurantes com qualidade, cafés e lojas. A variedade de bares e discotecas tornam esta avenida particularmente animada à noite.

A Avenida começou a ser melhorada em 2006. Foram criadas novas áreas pedonais, pavimentadas, ajardinadas e com bancos para descontrair e aproveitar o sol!

Atualmente a avenida encontra-se praticamente remodelada. O acesso de carro é restrito ao longo de uma parte, o que torna a avenida mais segura para os pedestres.

Fortaleza de Santa Catarina

O Forte de Santa Catarina é a representação de uma das últimas construções militares filipinas do Algarve. Foi erguida com o objectivo de defender o território, protegendo a barra do rio Arade. Foi construído nos séculos XVII e XVIII.

No local onde o Forte de Santa Catarina foi edificado onde existia uma ermida dedicada a Santa Catarina de Alexandria, da qual ainda subsiste o portal gótico primitivo no interior da fortificação.

Passadiço da Praia da Rocha

Ao longo de todo o areal da Praia da Rocha encontra um amplo passadiço de madeira, preenchidos por diversos bares e restaurantes e uma área desportiva, ideal para uma caminhada ao pôr do sol ou uma corrida logo pela manhã.

Passadiço da Praia da Rocha - Kurt-Georg

Passadiço da Praia da Rocha – Kurt-Georg