Pista de gelo e Vila Natal para visitar em Vouzela

Aqui poderá levar as crianças à casa do Pai Natal, apreciar os concertos e espetáculos, encantar-se com as oficinas e workshops, e apaixonar-se pelo mercado de sabores.

Vouzela, terra plantada em pleno coração do centro de Portugal, é um concelho pertencente ao distrito de Viseu, mais concretamente à zona de Lafões. Privilegiada na sua localização, esta terra oferece bons acessos e a proximidade com centros urbanos (Aveiro e Viseu) é um fator abonatório. Mas quando se trata do Natal, nenhum local é longe ou perto demais. Poder desfrutar de um dia bem passado em família, com música de natal, e com toda a animação característica desta data é um privilégio.

Anjo- Figura natalícia
Anjo- Figura natalícia

E é pelo quarto ano consecutivo que a magia do Natal invade a vila de Vouzela. Aqui poderá levar as crianças à casa do Pai Natal, apreciar os concertos e espetáculos, encantar-se com as oficinas e workshops, e apaixonar-se pelo mercado de sabores. O evento contará ainda com inúmeras atrações como o comboio turístico e passeios de charrete, ou o divertidíssimo parque de diversões. A vila Natal tem uma programação de 16 dias de atividades para toda a família, como o Circuito da Luz, casas temáticas, ou o circuito dos presépios. Este último circuito aglomera cerca de duas dezenas de presépios, dispersos por vários espaços da vila, e que foram elaborados pela população e associações vouzelenses.

Cartaz Oficial de Vouzela Vila Natal
Cartaz Oficial de Vouzela Vila Natal

A entrada no recinto é livre e a visita poderá ser realizada de 10 a 25 de dezembro. Contudo, existem surpresas este ano, e a surpresa é a pista de gelo. Uma estrutura com cerca de 100 m2, onde aproximadamente 25 crianças poderão divertir-se em simultâneo. A iniciativa pretende marcar a diferença e atrair mais público. A permanência da pista de gelo ultrapassará a data de encerramento do Vouzela Vila Natal, ficará aberta ao público até ao dia 8 de janeiro.

Vouzela e os seus costumes

Contudo, se é sua intenção passar mais do que um dia por terras de Lafões, poderemos indicar-lhe algumas particularidades de Vouzela. De facto, esta é uma vila com origens remotas, existindo espalhados pelo concelho diversos legados, como é o caso do Castro da Senhora do Castelo, ou a herança do Império Romano. Vouzela também apresenta um interessante património arquitetónico, destacando-se a Igreja Matriz, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia, a Capela de São Frei Gil, bem como as várias casas Senhoriais e Solares, muito típicas da região.

Já em termos gastronómicos, em Vouzela poderá deliciar-se com a famosa vitela de Lafões ou o folar (pão confecionado normalmente na Páscoa, e que tem como base água, sal, ovos e farinha de trigo). Vouzela tem mantido as suas tradições ao longo do tempo, destacando-se ainda hoje o seu artesanato com trabalhos em linho, as colchas regionais, ou a cestaria.