Penela e o presépio encantado

Para os apaixonados por esta época tão querida e especial que é o Natal, não devem deixar de conhecer os locais que os transportam para o espírito e tradição natalícia.

Que o Natal é uma época especial, ninguém o nega. Mas também é certo que a essência e as tradições começam a ter menos impacto nas camadas mais jovens. Mas para contrariar esta tendência existem as iniciativas locais, câmaras municipais, associações, entre outras, que pretendem alterar o rumo desta propensão.

Um desses casos e um dos mais bem-sucedidos no nosso país é o de Penela. Com aproximadamente 6.000 habitantes, o concelho de Penela, no distrito de Coimbra, é um dos locais em Portugal que se vive a época natalícia com maior fervor e encanto. Falamos-lhe de uma das vilas mais antigas de Portugal, com foral datado de 1137, e que qualquer um de nós poderá usufrui do seu património histórico e religioso digno de ser contemplado, muito mais nesta época tão especial.

Este ano procede-se à 10.ª edição Penela Presépio, que tem início a 01 de dezembro e prolonga-se até dia 08 de janeiro, onde é possível visitar-se aquele que é maior presépio animado do país. Instalado na zona do castelo medieval, o presépio liga o tradicional às novas tecnologias, onde centenas de figuras animadas criam quadros representativos do presépio tradicional português. O presépio animado é composto por dezenas de figuras, criadas a 3D (três dimensões), em movimento, onde não faltam as principais personagens do presépio.

Contudo, em Penela é prezado um evento que demonstre o tradicional, onde a se valoriza os princípios regionais, onde existem menos luzes, onde o Pai Natal não entra e onde se recorre à mais clássica e ancestral demonstração do natal, o presépio.

Outro dos presépios, é o tradicional do Espinhal, que é feito por artesãos e representa a freguesia e o seu património. Este ano o presépio estará situado na zona histórica da vila, junto à Igreja Matriz, e como é um ponto de interesse e de diferenciação do Presépio Tradicional não poderá de maneira alguma passar por Penela sem o contemplar. Aqui estará representada a freguesia e o seu património, histórico, natural e paisagístico. Destacam-se, ali, as aldeias, as ribeiras e as casas senhoriais.

presepio 1

Presépio tradicional pintado à mão

Durante toda a visita deparar-se-á com várias mostras de artes e ofícios, animação de rua, e mercadinhos de Natal, onde os produtos típicos da região estarão para venda num mercado de agricultura tradicional e familiar, onde também não falta o artesanato urbano e local.  Será possível ainda visitar as exposições de presépios expostos nos mais emblemáticos espaços do concelho: Igreja do Espinhal, Igreja da Misericórdia, Igreja da Sta. Eufémia e Igreja de S. Miguel.

As visitas ao presépio natal tem o preço de 2 euros, durante a semana, e 3 euros aos sábados, domingos e feriados, enquanto as crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita, e as crianças 6 aos 12 anos pagam 1 euro em dias úteis e ao fim de semana 2 euros. Os preços incluem, além da visita ao Presépio Animado de Penela, a visita ao Presépio Tradicional do Espinhal.

Para os apaixonados por esta época tão querida e especial que é o Natal, não devem deixar de conhecer os locais que os transportam para o espírito e tradição natalícia.