Em pela zona Oeste, no centro de Portugal, a encantadora Vila de Óbidos é um dos locais mais procurados pelos turistas.

Obidos

Castelo da Vila

Óbidos deslumbra os visitantes com um cenário medieval, ruas estreitas e fachadas brancas. Toda a vila tem a particularidade de se encontrar entre muralhas. É um local pitoresco, não só pela sua configuração mas também por toda a sua história. Esta Vila foi palco de uma das mais bonitas e mais conhecidas histórias de amor portuguesas, a de “Pedro e Inês”. Mas no que toca à história, passaram também por lá batalhas importantes, como foi o caso da conquista aos Mouros, em 1148, pelo primeiro rei de Portugal (D. Afonso Henriques). Óbidos foi ainda cenário de outros confrontos aquando das Invasões Francesas.

Castelo

Por tudo isto, é compreensível que o legado arquitecónico seja amplo. Como uma Vila Medieval, tipicamente portuguesa, Óbidos possui um Castelo, que atualmente funciona como Pousada de Portugal. Este castelo, como é usual, situa-se no ponto mais alto da Vila. Mas é importante salientar que o edifício foi modificado variadíssimas vezes, devido a lutas travadas na vila, mas também devido a catástrofes naturais, como foi o caso da total ruína provocada pelo terramoto de 1755.

Os monumentos a serem visitados na Vila não se cingem apenas ao Castelo. Entre outros, os visitantes passarão pela “Porta da Vila” que é verdadeiramente encantadora, encontrarão várias igrejas (a da Misericórdia, a de Santa Maria e a de São Pedro), ou então, poderão sempre perder-se pelos Museus espalhados por Óbidos. No exterior das muralhas, os visitantes encontrarão o Santuário do Senhor da Pedra, que é o único monumento para além dos muros da vila.

obidos

Desengane-se quem pensa que uma visita a Óbidos é meramente histórica. Esta Vila tem várias festas temáticas que irão adoçar a sua curiosidade. Para além da Feira Internacional do Chocolate, Óbidos acolhe e organiza também a “Vila Natal”.

Mas a magia desta pequena localidade não se fica por aqui. Óbidos detém ainda um dos mais belos locais da costa oeste portuguesa, a Lagoa de Óbidos. A lagoa situa-se muito próxima da vila medieval, e constitui um ecossistema onde diversas espécies encontraram um meio ambiente único. A lagoa é ainda um local excecional para a prática de diversos desportos como o remo, a vela e o windsurf.