O que visitar em Chaves, a pérola termal de Trás-os-Montes

8 Abril, 2020

História

Existem pelo concelho de Chaves inúmeros vestígios de legados das civilizações pré-históricas, nomeadamente múltiplos Castros situados no alto dos montes que envolvem toda a região do Alto Tâmega.

No entanto, os exploradores máximos da região foram os romanos, que se instalaram no produtivo vale do Tâmega, exatamente onde se ergue a cidade e, onde construíram fortificações pelo perímetro.

Levantaram a muralha que envolveu a população, construíram a imponente ponte de Trajano, tiraram proveito das águas quentes (termas), implantaram balneários termais e exploraram recursos do solo.

Dados de 2018 indicam que Chaves possui 39.423 mil habitantes, tendo 261 idosos por cada 100 jovens, portanto, uma população bastante envelhecida e que tem feito por não deixar morrer o interior. E é isto mesmo que iremos encontrar, pessoas de conversa fácil, com apetites de dar o melhor da terra e mostrar o que ainda muitos não conhecem, a boa comida e o bem receber.

O que visitar em Chaves

Poderia facilmente alongar-me sobre cada ponto a visitar nesta cidade de janelas antigas, coloridas e de varandas arranjadas. Mas com toda a história que a cidade tem irei centrar-me nas termas e romarias e na forma de como devem fazer a visita a esta riqueza transmontana: a pé!

O Que Visitar Em Chaves Castelo De Chaves - Wikicommons
O Que Visitar Em Chaves Castelo De Chaves

Chaves não é muito grande e todos os locais são circundantes ao centro. Falo-vos de locais como a Ponte Romana de Trajano, do Castelo de Chaves, das belíssimas igrejas da Misericórdia e da Santa Maria Maior, que é mais conhecida pela igreja matriz.

Mas as termas são nesta passagem o foco. Reunindo um conjunto de estabelecimentos hoteleiros, hospitalares e termais, e sendo considerada a nível europeu uma cidade termal, Chaves e a região tem, nas suas termas, um firme ponto de desenvolvimento turístico e económico, tendo sido distinguidas as termas em vários anos com vários prémios.

Flower 1460889 1920
Termas & Spa

Termas de Chaves

A iniciação deste género de tratamentos já é uma tradição de centenas ou milhares de anos. Em Chaves, existe a particularidade desta estância se encontrar mesmo no centro da urbe e de ter uma época termal alargada, de fevereiro a dezembro.

Balneário Pedagógico de Vidago

Com a época termal de 1 de maio a 30 de outubro, este centro de investigação e desenvolvimento de práticas termais de Vidago enquadra-se na remodelação de antigos edifícios.

Termas das Pedras Salgadas

Inserido no Parque das Pedras Salgadas, é um edifico recuperado por um arquiteto português muito reconhecido, é um ótimo local para relaxar do stress do dia a dia.

Termas de Carvalhelhos

Um pouco mais longe de Chaves mas pertencente ao mesmo distrito, Vila Real, as Termas de Carvalhelhos possuem águas indicadas para repor o equilíbrio natural do organismo e aconselhadas para doenças dermatológicas.

Termas de Vidago

Inseridas na unidade hoteleira Vidago Palace, tem uma época termal estendida por todo o ano, e destaca-se pela ambivalência de indicações terapêuticas Reumáticas e Músculo-Esqueléticas, Aparelho Digestivo, Respiratório, pele e sistema nervoso.

Romarias

Festa dos Povos (agosto): 3 dias marcam o regresso de Chaves à Aquae Flaviae, a cidade traja a rigor e retrata episódios da azáfama diária dos aquiflavienses, contemplando todo os aspetos do seu quotidiano.

As Festas da Cidade de Chaves ocorrem no feriado municipal, a 8 de julho.

Festival N2 em agosto traz à cidade um cartaz de música portuguesa de todas as vertentes ao Jardim Público de Chaves.

A Feira de Todos os Santos de Chaves (30  e 31 de outubro e feriado de 1 de Novembro) traz à cidade três dias de animação e um mercado com os produtos das colheitas da época.

Curiosidades: A famosa estrada nacional numero 2 foi criada pelo Plano Rodoviário Nacional de 1945 com o objetivo de ligar Chaves a Faro, atravessando Portugal continental de norte a sul, “cortando” o país ao meio entre o este o oeste e cruzando 11 dos 18 distritos.

Onde ficar

Hotel Rural Casas Novas

Em plena aldeia de Casas Novas, a 10 minutos de carro da cidade de Chaves, a Casas Novas Countyside Hotel está situada num edifício do século XIX. O hotel dispõe de estacionamento gratuito no local, bem como um faustoso spa e piscinas interior e exterior, sendo que no início deste ano, decidiram ampliar e procederem a algumas alterações nesta ala, só estando disponível esta área para o inicio do verão.

Booking Casas Novas
Booking Casas Novas

A Casas Novas Countryside Hotel Spa apresenta quartos bonitos, decorados de forma sóbria e agradável e com paredes em pedra. Os hóspedes podem usufruir de um campo de ténis e um centro de fitness, as crianças poderão divertir-se no parque infantil, ou no jardim circundante.

Um local de relaxe, com requinte, que merece uma visita mesmo que breve. O pessoal do hotel é atencioso e bem disposto, sendo todos os serviços bem prestados e de qualidade.

Onde comer

Localizado no centro histórico da cidade, junto às Termas de Chaves, neste restaurante há profissionalismo, qualidade, rigor, genuinidade no atendimento e na confeção. Local não é muito grande, mas abarca em si vários prémios atribuídos por revistas da especialidade em concursos nacionais de gastronomia (Melhores Restaurantes de Portugal), ou recomendações do Guia Michelin. O Restaurante Carvalho apresenta-se aos seus clientes como referência gastronómica regional e nacional. Os partos de carne são de excelência, onde os produtos oferecidos para degustação são de muitíssima qualidade. Realçamos ainda as sobremesas, todas elas únicas, coloridas e saborosíssimas!

Comments 0

Leave a Reply