O que visitar em Braga? Descubra a cidade dos Arcebispos

3 Março, 2020
Toda a gente reconhece a enorme beleza e riqueza patrimonial da cidade de Braga. Mas o que visitar em Braga quando chegarmos àquela que é conhecida como a Cidade dos Arcebispos?

Com mais de 2000 anos de história Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Braga é uma miscelânea de tradição, inovação, memória,  juventude, de criatividade e conservadorismo.  É também uma das mais importantes cidades , quando falamos de turismo religioso em Portugal.

O que visitar em Braga?

Quem visita Braga tem a possibilidade de assistir a um programa turístico-cultural diversificado e documentado desde a Pré-História até aos nossos dias. É a representação mais autêntica da cultura do Minho, gravada no vasto património, nos grupos etnográficos, nas festas, feiras e romarias, bem como no artesanato rico e variado. O que visitar em Braga?

O que visitar em Braga? Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido como Santuário do Bom Jesus de Braga, fica situado na freguesia de Tenões, próximo do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

O que Visitar em Braga? Bom Jesus de Braga
Bom Jesus De Braga

Este santuário católico é dedicado ao Senhor Bom Jesus e é constituído por conjunto arquitetónico-paisagístico que integra a igreja, a escadaria onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, o parque do Bom Jesus, alguns hotéis, restaurantes e alojamentos locais e um funicular, conhecido como Elevador do Bom Jesus.

A peculiar disposição deste santuário serviu de inspiração a outros quer em Portugal quer no estrangeiro. Por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.

Está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O que visitar em Braga? Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro situa-se na freguesia de Espinho. A história deste local de culto remonta a 14 de junho de 1863, altura em que o Padre Martinho António Pereira da Silva, vigário da cidade de Braga, iniciou a sua construção.

O que Visitar em Braga? - O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
O Santuário de Nossa Senhora Do Sameiro

Este santuário constitui um dos maiores centros de devoção mariana em Portugal, logo depois do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, e do Santuário da Mãe Soberana, em Loulé.

Neste templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata.

Em frente, ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.

Sé Catedral de Braga

A construção da Sé de Braga é anterior à fundação de Portugal. A Sé Catedral é a mais antiga do país e foi mandada construir no séc. XII por D. Henrique e D. Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, que ali têm os seus túmulos.

Se Catedral De Barga
Se Catedral De Barga

Assenta sobre as fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis. Todos já ouvimos a expressão “mais velho que a Sé de Braga”.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga

O Tesouro-Museu da Sé de Braga foi fundado em 1930. É um lugar cheio de história onde se guardam notáveis tesouros que contam um pouco da história de Portugal. 

Situa-se no centro histórico de Braga e está inserido no conjunto monumental da Catedral de Braga, mais concretamente, na antiga casa do Cabido, uma construção do século XVIII.

Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, situa-se na região norte de Portugal, a 6 kms de Braga.

Mosteiro De Sao Martinho De Tibaes
Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de Tibães, como também é conhecido, é património afecto ao Instituto Português do Património Arquitectónico/Ministério da Cultura e está classificado desde 1944 como Imóvel de Interesse Público, protegido por uma Zona Especial de Protecção..

Foi fundado em finais do século X, inícios do XI e foi reconstruído no último terço do século XI. Transformou-se então, com o apoio real e a concessão de Cartas de Couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal. 

Jardim de Santa Bárbara

A estátua de Santa Bárbara, posicionada no cimo de uma fonte do século XVII dá o nome a este lindíssimo jardim.

Jardim De Santa Barbara
Jardim De Santa Barbara

O Jardim de Santa bárbara fica localizado em pleno centro histórico de Braga. É um jardim público que se destaca pelas cores e geometria dos canteiros de flores.

Arco da Porta Nova

O Arco da Rua do Souto foi aberto na muralha que circundava a cidade de Braga no início do século XVI, por iniciativa do então Bispo D. Diogo de Sousa.

Conhecida por Porta Nova, situava-se no topo de uma das artérias mais relevantes, a Rua do Souto ou rua do comércio. O arco que hoje conhecemos apenas no século XVIII adquiriu a sua actual configuração, por iniciativa do Arcebispo D. Gaspar de Bragança.

Arco da Porta Nova
Arco Da Porta Nova

Já todos ouvimos a expressão “És de Braga?”. Esta expressão popular, aplicada quando alguém deixa uma porta aberta, terá tido a sua origem no Arco da Porta Nova. 

Vivia-se um período sem guerras e a cidade de Braga já se estendia para fora da muralha. Não houve necessidade de colocar uma porta naquele arco, assumindo-se assim os bracarenses como pioneiros em deixar as portas das muralhas abertas.

Comments 0

Leave a Reply