O melhor do fumeiro transmontano

Que o fumeiro é rei em Portugal e que é uma iguaria que regularmente se encontra na mesas do portugueses, isso já nós sabíamos.

Mas o que não sabíamos era que as feiras dos fumeiros são as rainhas das cidades do interior!

Está cada vez mais em voga os certames dos fumeiros de norte a sul do país. Por aqui iremos falar-lhe das iniciativas desenvolvidas no nordeste transmontano.

presunto de fumeiro tradicional

Boticas e a XIX edição da Feira Gastronómica do Porco

A primeira feira realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, em Boticas, com a XIX edição da Feira Gastronómica do Porco, que certamente fará da cidade um local de passagem obrigatório.

XXVI Feira do Fumeiro de Montalegre

Marcada também já está a XXVI Feira do Fumeiro de Montalegre. É o regresso da “rainha” do fumeiro à capital do Barroso, entre os dias 26 e 29 de janeiro.

37º Feira do Fumeiro de Vinhais

Mas a feira das feiras, a mais antiga do país, a de Vinhais, realiza-se nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2017. Na sua 37ª edição haverá venda e exposição de fumeiro (IGP), artesanato, espaço gourmet, tasquinhas, animação, máquinas agrícolas, chegas de touros e perícia equestre são algumas das atividades deste certame que é um sucesso já comprovado.

Festival dos Sabores Mirandeses

No mês de fevereiro, de 17 a 19, o concelho de Miranda do Douro recebe o Festival dos Sabores Mirandeses. Mas nem só de enchidos se faz este festival, a bola doce mirandesa, os frutos secos, as compotas e doces também constam da “ementa”. No entanto, o artesanato Mirandês também é um forte atrativo, aqui poderá adquirir uma série de objetos que fazem parte do quotidiano das gentes mirandesas.

Pixabay

Festival do butelo e das casulas em Bragança

Mas a grande surpresa ainda está para ser desvendada. Essa surpresa é o Festival do butelo e das casulas. O butelo parte do aproveitamento do porco, ou seja, é envolvido pela bexiga ou pelo bucho, recheado de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, tornando-se responsável por um inigualável sabor. Durante o Festival, será possível adquirir ou provar as casulas, que são as cascas de feijão secas.

E como o entrudo está próximo e em Portugal para a sua celebração é costume saborear enchidos, portanto, aproveite estes certames e faça-se à estrada para se deixar seduzir pelo fumeiro transmontano!