Uma forma sublime de mostrar o nosso país que tanto tem para oferecer  é através de iniciativas como as “7 Maravilhas de Portugal- Aldeias”.

O projeto 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias  teve o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da UMVI – Unidade de Missão para a Valorização do Interior, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Federação Minha Terra, e da Associação Portugal Genial. Iniciativa muito bem conduzida que tem levado até aos portugueses locais lindíssimos e que assim os promovem de forma bastante criativa.

Das 49 aldeias pré-finalistas apenas sete foram à final. Divididas em sete categorias, as aldeias poderiam ser de “mar”, “Aldeias Rurais”, Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias Monumento”, “Aldeias Remotas”, “Aldeias Autênticas” e “Aldeias em Áreas Protegias”.

Aldeias de Mar

Na categoria Aldeias de Mar, estavam selecionadas: Azenhas do Mar (Sintra), Costa Nova (Ílhavo), Ferragudo (Lagoa), Porto Covo (Sines), Porto Moniz (Madeira), Zambujeira do Mar (Odemira), e a grande vencedora Fajã dos Cubres, nos Açores.

https://www.flickr.com/photos/84554176@N00/5081869872/in/photolist-8K4Up7-4nAw9a-8K1Rpe-8K4SSJ-8K1QCR-8K1PZR-8K4TAY-8JPr4h-8JLp88-4nAuU2-4nEynh-8K4US5-8K4TgJ

Fajãs de Cubres

Aldeias Rurais

Sistelo em Arcos de Valdevez, Paderne em Albufeira, Manhouce em São Pedro do Sul, Faial na Madeira, Casal de São Simão em Figueiró dos Vinhos, Cachopo em Tavira e Alegrete em Portalegre foram as concorrentes à categoria rurais, tendo sido eleita em pleno Gerês a aldeia de Sistelo.

Aldeias Ribeirinhas

No Alentejo foram selecionadas três aldeias: Mourão, Escaroupim e Santa Clara-a-Velha. Houve também duas aldeias açorianas, Sete Cidades e as Furnas. Depois temos uma a norte, em Montalegre (Vilarinho de Negrões) e uma ao centro Portugal. Esta última, Dornes em Ferreira do Zêzere foi a vencedora da categoria.

Aldeias Remotas

O plano de fundo para esta iniciativa foi o Piódão, Aldeia Histórica e de Xisto, um exemplo único de conservação e beleza. Por algumas destas características o Piódão foi a grande eleita na grupo das aldeias remotas. As concorrentes eram três no centro de Portugal, nomeadamente Aldeia da Pena, Gondramaz, e claro o Piódão. No concelho de Melgaço estavam duas aldeias selecionadas, a de Castro Laboreiro e a de Branda da Aveleira. A restantes pertenciam ao arquipélago da Madeira (Curral das Freiras) e ao dos Açores (Fajã de São João).

Piodão

Aldeias Autênticas

Portugal é um país autêntico, e as suas aldeias não ficam atrás. Prova disso são as finalistas das aldeias autênticas, em que a vencedora acabou por ser a Castelo Rodrigo, no distrito de Guarda. Contudo as aldeias seleccionadas foram: Aldeia do Xisto de Cerdeira (Lousã), Alte em Loulé, Biscoitos nos Açores, Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Fontão de Loriga (Seia), Montesinho em Bragança e Podence em Macedo de Cavaleiros.

Aldeias Monumento

Monumentos a céu aberto são os locais portugueses e as concorrentes a esta categoria: Almeida (Almeida), Estoi (Faro), Evoramonte (Estremoz), Idanha-a-Velha  e Monsanto (Idanha-a-Nova), Monsaraz em Reguengos de Monsaraz e por fim Sortelha, no Sabugal. A grande finalista foi Monsaraz.

https://www.flickr.com/photos/loufi/2457315068/in/photolist-4K9oab-MjDRX-G3wJy-PXLPm-Go7zo-JiEwr-MjaCE-dc6dX8-dc6eRE-98SVep-bJdPM8-bvj3TE-4K593z-bvAY3J-bJdURR-4K9rEq-bJdY5z-4K58BP-bvAX47-4K9s2y-bvj9Jw-bvj56o-bvjauJ-4K9oDC-bJdUfX-bJdSXt-soRay6-GomCX-GoinY-PXNa5-G3wf5-9BgGfh-auiNyb-Mjjma-auiNyd-Mjm6c-Mjy7V-bcJts6-auiRfS-MjtPk-Mjqcz-MjmtW-Mjnqk-auiRgs-auiNyJ-MjjVB-auiRgw-auiNym-auiNxE-auiNy3

Monsaraz

Aldeias em Áreas Protegidas

Aldeia das Salinas de Fonte da Bica (Rio Maior), Bordeira em Aljezur, Chão da Ribeira na Madeira, Lindoso em Ponte da Barca, Penedo (Sintra), Rio de Onor em Bragança, e por fim São Lourenço nos Açores. A vencedora desta categoria foi a pitoresca aldeia de Rio de Onor em Bragança.

https://www.flickr.com/photos/mpeinadopa/8724571184/in/photolist-eiCUTD-ehRFBt-eiDjkM-ei6LtH-eiuDx6-eizVKq-eiJZjs-ehWjxU-eibim5-eiJLkd-eicADu-eiurYD-ei5KKX-ehXH47-eiyWwN-eiDpMK-eiyGss-eiJU7U-eiAj5G-eiuM2M-eiz9oL-ei6vZv-ehRQpv-eiABvs-eiuXBZ-uaYKxR-ehRkSM-36C9D-eiThLB-63dYXi-eiUatB-eiUE3r-ehReig

Rio de Onor, Bragança