A neve e 5 outras razões para visitar a Covilhã no inverno

Penhas da Saúde - Manuel Ferreira Photography
Prepare a bagagem, aperte o cinto, teste os travões, o seu próximo destino é a Covilhã, a Serra da Estrela e a neve!

É certo que já lhe demos 5 motivos para se deslumbrar com a Covilhã, contudo, e com a chegada do inverno e da neve, nada melhor do que ressalvar a qualidades mais que evidentes de uma cidade 5 estrelas! Por isso, prepare a bagagem, aperte o cinto, teste os travões porque o seu próximo destino é a Covilhã, a Serra da Estrela e a neve!

1. O Carnaval também é na neve

Carnaval da Neve '17

Carnaval da Neve ’17

Faltam pouco mais de duas semanas para o carnaval, e esta pode ser a desculpa perfeita para fugir às comemorações e rumar a um destino mais invernoso. Ou seja, à Covilhã e à neve.

A Serra da Estrela está carregada de um manto branco, e a Estância de Esqui Vodafone é a escolha certa para quem prefere comemorar o carnaval em Portugal e aproveitar para praticar desportos de neve.

Tendo em conta que fevereiro é um mês de eleição para a prática de desportos de inverno, quem tiver a possibilidade de juntar um dia de férias ao do Carnaval tem a desculpa perfeita para escorregar encosta abaixo neste destino de neve.

2. As Penhas da Saúde

As Penhas da Saúde é uma local a 1500 metros de altitude, pertencente ao município da Covilhã, e é um lugar de montanha que irá deliciar miúdos e graúdos.

Esta aldeia de montanha está localizada no coração da Serra da Estrela, condecorada com um belo cenário montanhoso, e recheada de hotéis, restaurantes e diversões típicas para esta época.

3. O Alojamento. Onde ficar?

O que por aqui não falta são locais de estadia como é o caso dos hotéis. Poderá optar por dois locais distintos para albergar, na cidade da Covilhã ou nas Penhas da Saúde, em plena aldeia de montanha!

Os hotéis variam consoante as necessidades ou a carteira de cada turista. Isto porque há hotéis luxuosos e caros, bem como hotéis cómodos e a preços bem mais acessíveis.

Na Serra da Estrela: Chalés de Montanha, Luna Hotel Serra da Estrela, Hotel dos Carqueijais, Pousada Serra da Estrela, Pousada da Juventude.

Na cidade: H2otel Congress & Spa, Solneve, Pura-Lã, Tryp D. Maria Hotel, Casa com História, Quinta da Amoreira, Alojamentos da Serra da Estrela.

Já que lhe falamos de locais onde ficar e no carnaval deixamos-lhe uma opção bastante viável: A Pousada Serra da Estrela dispõe de um programa específico para o Carnaval a partir de 118 euros, por noite, para quarto, com pequeno-almoço incluído. Para além de aproveitar a neve e a paisagem local, também poderá aproveitar para visitar algumas das atrações da zona da Serra da Estrela.

4. A Gastronomia. Onde comer?

Vir à Covilhã ou à Serra da Estrela e não apreciar o que de melhor a gastronomia serrana tem para oferecer é um crime!!

Das Penhas da Saúde até à saída para a autoestrada, variadíssimos são os locais de repasto. Enumerámos-lhe alguns para que não necessite de uma pesquisa alargada nem morosa: Varanda da Estrela, Casa do Clube, Hamburgueria da Serra, Restaurante Scadas, Restaurante O Lago, A Lenda do Viriato, a Quinta da Hera ou para um belo petisco a Taberna Laranjinha.

A nossa sugestão centra-se no Arroz de Zimbro do Ti Manel, da Varanda da Estrela.

Foto retirada do Facebook da Câmara Municipal da Covilhã

5. Os Percursos Pedestres

Após as degustações serranas nada melhor que esmoer todas as calorias ingeridas. Neste caso, e para os amantes da caminhada, trekking ou da fotografia, a serra é cenário mais bonito e mais indicado. Com calma e com serenidade, conheça quais os percursos existentes e toda a informação sobre fauna, flora e paisagem referente a cada um deles.
As Salgadeiras, Na Senda dos Pastores, e a Grande Rota do Zêzere (GR33).

Para terminar deixámos-lhe o hino da Covilhã, imortalizado pela diva do Fado, Amália Rodrigues, mas com uma nova versão, cantada pelo fadista Ricardo Ribeiro. Para que se apaixone ainda mais pela Cidade Neve!