De uma forma ou de outra todos nós já ouvimos falar de Matosinhos. Quer pelas praias, pelas gentes ou por outras atividades. Mas agora sobre os seus restaurantes raramente ouvimos falar. Eu não quero estar a enganá-lo, mas Matosinhos será provavelmente o local em Portugal onde existem mais restaurantes por metro quadrado. É impressionante. Conhece Matosinhos?! Então imagine duas avenidas grandes, com várias transversais e perpendiculares, todas elas com restaurantes! Parece-lhe pouco, mas para conseguir ter o reconhecimento fidedigno, imagine uma rua com 100 metros e nessa rua estreita encontra no mínimo três restaurantes. Pois é, é esta a verdade!

E o mais engraçado ou chamemos-lhe mais peculiar é o facto de cada espaço possuir à porta ou se quiser na rua, assadores para grelharem todo o peixe e carne na hora e à frente do cliente.

pixabay

pixabay

Quando chegar a Matosinhos é logo envolvido pelos apetitosos cheiros que os grelhados emanam. Aqui encontra do mais singelo restaurante ao mais sofisticado e luxuoso. Se estiver com tempo e quiser aproveitar dê uma volta pela lota de Leixões, onde poderá comprar peixe mais barato, e acadinho de pescar. Ali será atendido pelas verdadeiras “peixeiras” do norte.

Os mariscos são um marco na cozinha matosinhense, quer em pratos simples, grelhados ou na cataplana. Mas sem dúvida alguma, o ex-libris gastronómico de Matosinhos é a açorda e o arroz de marisco! Se estiver interessado ainda lhe indico uns locais onde se deliciar com estas iguarias…