Ilha da Madeira, o jardim do Atlântico

Praia Ponta do Sol- Ilha da Madeira
Paradisíaca e abençoada pela mãe natureza, o arquipélago da Madeira é constituído pela Ilha da Madeira, de Porto Santo, pelas Ilhas Desertas e Selvagens. O Funchal, capital da Madeira é o centro de muitas das atividades ilhéus.

Em 2016 e, pela segunda vez, a Ilha da Madeira venceu o galardão Mundial da World Travel Awards, tornando-se assim o Melhor Destino Insular de 2016, de todo o Mundo.

O arquipélago prima por um clima muito próprio, devido à proximidade de Casablanca (Marrocos), por causa dos 978 km de distância a sudoeste de Lisboa, dos cerca de 700 km a oeste da costa africana, e 450 km a norte das Ilhas Canárias.

 

Vegetação característica da Madeira - Foto de Andrei Dimofte

Vegetação característica da Madeira – Foto de Andrei Dimofte

Para além da faustosa beleza das ilhas existe uma mão cheia de boas razões para visitar a Madeira. Quer pelas praias relaxantes de Porto Santo, para uma visita à Laurissilva (nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical, tipica da Macaronésia – região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), ou até pela fantástica hotelaria do Funchal.

Foto de Andrei Dimofte -Flickr

Reconhecida pela monumental demonstração de pirotecnia frequente pela passagem de ano, o fogo de artifício é um dos maiores espetáculos do mundo, também já candidato ao Guinness. Outro dos motivos é o nativo madeirense Cristiano Ronaldo. Natural do arquipélago, o melhor jogador do mundo tem na Madeira um aeroporto em seu nome, uma estátua e um museu com todos os troféus ganhos por ele, sendo um motivo mais que suficiente para se deslocar até à Madeira para ficar a conhecer um pouco mais sobre as origens deste jogador.

As romarias como a festa da flor ou a gastronomia madeirense são outros ex-libris desta região. Atraem por ano milhares de visitantes para festejos e provas gastronómicas de elevada qualidade. De salientar que durante o mês de setembro de 2017 decorre a Festa do vinho da Madeira. Tem aqui a oportunidade de degustar uma das iguarias madeirenses.

Para quem procura um lado mais radical nas suas viagens, por aqui as escolhas são variadas e passam pelas modalidades náuticas, terrestres e aéreas. Mas para os amantes do mar, aqui encontrará as condições fantásticas para a prática de snorkeling, mergulho, vela, surf, windsurf e pesca desportiva.

A nível náutico a ilha não lhe reserva apenas isto, poderá apreciar um tranquilo passeio de barco, ao longo da costa,  onde poderá observar os golfinhos, as baleias e todas as espécies que habitam o mar madeirense.