Feira de São Mateus 2018 – Viseu

A edição de 2017 contou com mais de 1 milhão de visitantes e a organização promete uma Feira de São Mateus 2018 com “uma programação capaz de atrair ainda mais pessoas este ano”.

São já conhecidos alguns dos espectáculos e artistas que vão animar a Feira de São Mateus 2018. Conheça a agenda (em atualização):

9 de Agosto – Coro Mozart

Coro Mozart – Feira de São Mateus 2018

O Coro Mozart nasceu na cidade de Viseu. É actualmente constituído por cerca de 80 jovens coristas entre os 11 e os 17 anos, todos eles alunos de diversas Escolas e Colégios de Viseu.

10 de Agosto – Amor Electro

Amor Electro – Feira de São Mateus 2018

Amor Electro – Feira de São Mateus 2018

A banda Amor Electro é uma das bandas que tem marcado a música em Portugal. Desde 2011 a produzir êxitos como “Juntos somos mais fortes” e “A máquina” marcam o historial da banda. Marisa Liz é o rosto e a voz dos Amor Electro. Atuam na Feira de São Mateus, em Viseu, a 10 de agosto, sexta-feira, pelas 22 horas.

Comprar bilhete

11 de Agosto – Raquel Tavares

Raquel Tavares – Feira de São Mateus 2018

Raquel Tavares – Feira de São Mateus 2018

Depois dos trabalhos “Raquel” e “Roberto Carlos por Raquel Tavares”, Raquel Tavares afirma-se como uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo. A fadista já correu o mundo e vem à Feira de São Mateus no sábado, dia 11 de agosto. É às 22 horas, no Palco Santander.

12 de Agosto – Festival Internacional de Folclore

Festival Internacional de Folclore – Feira de São Mateus 2018

Festival Internacional de Folclore – Feira de São Mateus 2018

13 de Agosto – Paulo Sousa

Paulo Sousa – Feira de São Mateus 2018

Paulo Sousa – Feira de São Mateus 2018

Paulo Sousa, autor de temas como “Até ao Fim do Mundo”, “Somos Eu e Tu” e “Eu Não Vou”, já conta com quase 200 mil subscritores no Youtube e é um dos nomes mais pedidos para a edição de 2018 da guardiã das feiras populares do país. Sobe ao palco de Viseu no dia 13 de agosto, pelas 22H00.

14 de Agosto – Sérgio Lucas

Sérgio Lucas – Feira de São Mateus 2018

Sérgio Lucas – Feira de São Mateus 2018

Sérgio Lucas, natural de São Pedro do Sul, é um cantor português que se tornou conhecido quando participou em 2004 na 2.ª edição do talent show Ídolos da SIC onde saiu vencedor.

15 de Agosto – Mickael Carreira

Mikael Carreira - Feira de São Mateus 2018

Mikael Carreira – Feira de São Mateus 2018

Mickael Carreira sobe pela primeira vez ao Palco Santander da Feira de São Mateus e promete encantar os fãs com o seu estilo romântico e ritmos latinos contagiantes. No dia 15 de agosto, feriado, Viseu vai vibrar ao som de êxitos como “Porque Ainda Te Amo” e “Tudo O Que Tu Quiseres”, e dos últimos singles do artista, “Ya Ya Ya, “Fácil” e “Imaginamos”.

Comprar Bilhete

16 de Agosto – Golden Slumbers

O Coro Mozart nasceu na cidade de Viseu. É actualmente constituído por cerca de 80 jovens coristas entre os 11 e os 17 anos, todos eles alunos de diversas Escolas e Colégios de Viseu.

Golden Slumbers – Feira de São Mateus 2018

As irmãs Golden Slumbers vêm à Feira no dia 16 de agosto para encantar ao som do folk, depois do lançamento do primeiro álbum de estúdio da banda, “The New Messiah”, e da passagem pelo Festival da Canção, em fevereiro do ano passado.

17 de Agosto – Richie Campbell

Richie Campbell - Feira de São Mateus 2018

Richie Campbell – Feira de São Mateus 2018

Na sexta-feira de 17 de agosto, Richie Campbell sobe ao palco Santander da Feira de São Mateus, cinco anos depois da sua última atuação. Após o lançamento da sua mixtape “Lisboa”, o cantor de reggae e r&b atuou em frente a mais de 14 mil pessoas no Altice Arena. Em Viseu, espera-se também casa cheia para dançar ao som dos ritmos do artista e cantar êxitos como “That’s How We Roll”, “Best Friend” e “Love is an Addiction”.

Comprar Bilhete

18 de Agosto – Ana Moura

Ana Moura - Feira de São Mateus 2018

Ana Moura – Feira de São Mateus 2018

É no dia 18 de agosto que a Feira de São Mateus recebe Ana Moura. Uma noite de sábado para celebrar a música portuguesa. É às 22 horas, no Palco Santander. Êxitos do “Desfado” (2012) – o disco mais vendido em Portugal na última década e que se mantém no top de vendas desde que foi lançado – e “Moura” (2015), o sexto álbum da artista e diretamente galardoado com o Disco de Ouro, marcarão o espetáculo em Viseu.

Comprar Bilhete

19 de Agosto – Ruca | Concurso de Vestidos de Chita

ruca

O domingo de dia 19 de agosto está recheado de boas surpresas na Feira de São Mateus. Pelas 10H00, Ruca e Amigos animam o recinto e fazem as delícias dos mais pequenos e das suas famílias. Pelas 22h00 é a vez do Concurso de Vestidos de Chita, que este ano conta com a apresentação de Filomena Cautela.

21 de Agosto – Noite de Viseu – Desfile de Trajes

Noite de Viseu - Desfile dos Trajes

22 de Agosto – D.A.M.A

DAMA – Feira de São Mateus 2018

DAMA – Feira de São Mateus 2018

O Dia dos Bombeiros da Feira de São Mateus é protagonizado pelos D.A.M.A., uma das boy bands mais acarinhadas pelo público. No dia 22 de agosto, quarta-feira, grandes hits como “Luísa” e “Não Dá” regressam a Viseu, “Lado a Lado” com novos sucessos do mais recente disco de originais. É no palco Santander.

23 de Agosto – Minhotos Marotos

Cláudia Martins e os Minhotos Marotos – Feira de São Mateus 2018

Cláudia Martins e os Minhotos Marotos – Feira de São Mateus 2018

Cláudia Martins & Minhotos Marotos é uma banda de música popular portuguesa que faz furor de norte a sul do País. Ficou famosa depois de um vídeo que mostra o grupo musical a dar um concerto privado e exclusivo para a patrulha da GNR que os tinha acabado de multar.

24 de Agosto – Anselmo Ralph

Anselmo Ralph - feira de São Mateus 2018

Anselmo Ralph – feira de São Mateus 2018

2018 é um ano de surpresas para os fãs de Anselmo Ralph. A tour “Um Em Um Milhão” traz espetáculos onde o talento, energia e romantismo de Anselmo dão vida a qualquer palco. Novas músicas, novas letras, uma nova imagem e duetos inéditos prometem uma performance única na Feira de São Mateus, no dia 24 de agosto, sexta-feira. Um regresso muito aguardado desde 2015.

Comprar Bilhete

25 de Agosto – Maria Rita

Maria Rita - Feira de São Mateus 2018

Maria Rita – Feira de São Mateus 2018

O Samba brasileiro chega à Feira de São Mateus pela voz de Maria Rita, filha da icónica Elis Regina. A artista apresenta “Amor e Música”, o seu mais recente trabalho. O oitavo álbum na discografia da cantora tem a sua marca na direção e produção, contando com a colaboração de amigos e parceiros, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Davi Moraes, Pretinho da Serrinha, entre outros. É no dia 25 de agosto que a carismática Maria Rita promete contagiar com a sua energia, num concerto inédito e a não perder.

Comprar Bilhete

26 de Agosto – Dia de Viriato

Viriato

27 de Agosto – Cavalhadas de Vildemoinhos

Cavalhadas de Vildemoinhos

Cavalhadas de Vildemoinhos

As Cavalhadas de Vildemoinhos voltam a Viseu em pleno verão, na Feira de São Mateus. Nesta noite, assistiremos ao habitual cortejo, composto por cavaleiros, carros tradicionais, artísticos e institucionais e grupos de fanfarras e bombos.

28 de Agosto – Noite de Viseu – Carlos Peninha

Carlos Peninha – Feira de São Mateus 2018

Carlos Peninha – Feira de São Mateus 2018

Carlos Peninha é um guitarrista nascido em Viseu que trabalha em múltiplos projetos musicais, com um percurso artístico de mais de 30 anos em distintas áreas de criação musical. Frequentou os Conservatórios de Música de Aveiro e do Porto, bem como a Escola de Jazz do Porto, onde estudou com Carlos Azevedo e Mário Barreiros.

29 de Agosto – Quinta do Bill

Quinta do Bill - Feira de São Mateus 2018

Quinta do Bill – Feira de São Mateus 2018

Já passaram mais de 30 anos e os Quinta do Bill continuam a ocupar um lugar especial no coração dos portugueses. No Dia Solidário de 29 de agosto, no palco Santander, os reis do folk-rock português dão música à Feira de São Mateus, com grandes clássicos como “Filhos da Nação” e “Se te Amo”.

30 de Agosto – Paus

Paus - Feira de São Mateus 2018

Paus – Feira de São Mateus 2018

Os PAUS contam desde 2008 com quatro álbuns no seu repertório. Atuam em Viseu a 30 de agosto e apresentam o seu mais recente trabalho, “Madeira”.

31 de Agosto – Calema

Irmãos Calema – Feira de São Mateus 2018

Irmãos Calema – Feira de São Mateus 2018

Os Calema tornaram-se na nova sensação em portugal, conquistando milhares de fãs com temas como “A Nossa Vez” e “Casa de Madeira”. Diretamente de São Tomé e Príncipe, a dupla traz na bagagem a herança cultural e a paixão pela música. Na sexta-feira, dia 31 de agosto, é a vez da Feira de São Mateus, em Viseu, se render aos dois irmãos.

1 de Setembro – Rui Veloso

Rui Veloso - Feira de São Mateus 2018

Rui Veloso – Feira de São Mateus 2018

Na noite de 1 de setembro, Viseu e a Feira de São Mateus vão cantarolar músicas como “Chicho Fininho”, “Nunca me Esqueci de Ti” e “Não Há Estrelas no Céu. Rui Veloso sobe ao Palco Santander para uma noite com a música portuguesa em destaque.

Comprar Bilhete

2 de Setembro – Grupos Gospel – Assembleia de Deus

Grupos Gospel Assembleia de Deus – Feira de São Mateus 2018

Grupos Gospel Assembleia de Deus – Feira de São Mateus 2018

A Assembleia de Deus de Viseu traz dois grupos gospel ao Palco Santander, no dia 2 de setembro. São eles o Coro Gospel de Lisboa e o Coro Gospel de Ponte de Sor.

3 de Setembro – Cavalhadas de Teivas | Banda Índice

Cavalhadas de Teivas

As Cavalhadas de Teivas regressam à Feira de São Mateus em pleno verão, no dia 2 de setembro.

Banda Índice com Paulo de Carvalho

Banda Índice com Paulo de Carvalho

A história dos «ÍNDICE» de Viseu, remonta ao longínquo ano de 1980, quando, sob a denominação de «ÍNDICE “a banda”», os gémeos Paulo e Pedro Lemos ( os “maninhos”) fundaram o grupo para dar largas à sua apetência e gosto pela música.

4 de Setembro – VOX VISIO

Vox Visio

Vox Visio

O coro Infanto-Juvenil, que canta em Português, os VOX VISIO atuam no dia 4 de setembro, no Palco Santander.

5 de Setembro – Orelha Negra

Orelha Negra – Feira de São Mateus 2018

Orelha Negra – Feira de São Mateus 2018

Os Orelha Negra já passaram por alguns dos maiores palcos do país. Orgulham-se de “partilhar experiências” com o público, através de uma combinação de vários estilos, como o jazz, soul, funk, hip-hop e groove. Desde 2011 que não atuam no palco da Feira de São Mateus. Regressam em 2018, a 5 de setembro.

6 de Setembro – Orquestra Académica Filarmónica

Orquestra Académica Filarmónica – Feira de São Mateus 2018

Orquestra Académica Filarmónica – Feira de São Mateus 2018

A Orquestra Académica Filarmónica atua na Feira de São Mateus, no Palco Santander, a 6 de setembro.

7 de Setembro – ABBA GOLD

ABBA Gold – Feira de São Mateus 2018

ABBA Gold – Feira de São Mateus 2018

Os ingleses ABBA Gold são uma das mais reputadas bandas de tributo aos famosos ABBA. Evocam outros tempos ao som de hits como “Mamma Mia”, “Fernando”, “Voulez-Vous” e “Waterloo”. O espetáculo na Feira de São Mateus é no dia 7 de setembro, pelas 22 horas.

8 de Setembro – Diogo Piçarra

Diogo Piçarra - Feira de São Mateus 2018

Diogo Piçarra – Feira de São Mateus 2018

“do=s” é o segundo álbum de estúdio do artista Diogo Piçarra, que irá marcar a Feira de São Mateus. Além de grandes temas da sua carreira como “Tu e Eu”, “Dialeto” e o novo single “História”, Piçarra dará também a conhecer canções do seu novo disco. É no dia 8 de setembro, sábado, no palco Santander.

9 de Setembro – Carnaval de Ovar

Carnaval de Ovar – Feira de São Mateus 2018

Carnaval de Ovar – Feira de São Mateus 2018

O Carnaval de Ovar desfila na Feira de São Mateus, pelo Picadeiro, a 9 de setembro.

10 de Setembro – Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo – Feira de São Mateus 2018

Ricardo Azevedo – Feira de São Mateus 2018

Ricardo Azevedo é um músico, cantor e compositor Português que iniciou a sua carreira no início do milénio. “Daisy”, “I Really am such a fool”, “My Explanation”, “Pequeno T2” e “Entre o sol e a lua”, são alguns dos seus temas mais populares.

11 de Setembro – Noite de Viseu – Tilhon

Tilhon – Feira de São Mateus 2018

Tilhon – Feira de São Mateus 2018

Tilhon é um dos novos valores nacionais, que desde cedo mostrou grande interesse na exploração e no estudo musical, manifestando a sua veia criativa através da cultura Hip-Hop, há mais de 15 anos. Já partilhou palco, com grandes nomes do Hip Hop Português, tais como Regula, Mundo Segundo, Dengaz, Dillaz, Piruka, Deau, Dealema, Chullage, Força Suprema, entre outros.

12 de Setembro – Fátima Fonseca

Fátima Fonseca – Feira de São Mateus 2018

Fátima Fonseca – Feira de São Mateus 2018

Fátima Fonseca, cantora e compositora, dona de um timbre vocal grave e aveludado, descobriu o talento para a música no início da década de 90 quando residiu em Londres. Tinha grande paixão pelo The Police, Elton John, Rod Stewart e Tina Turner, além da MPB e do Fado.

Natural de São Paulo, tem se apresentado nos últimos anos em casas de shows como All of Jazz, Tonton Jazz, Café Piu Piu, Alfama dos Marinheiros, Pateo Lisboa, entre outros com diversos projetos musicais que incluem o “Pop” e o “Jazz” contemporâneo, com momentos românticos e dançantes, e também o “Fado”.

13 de Setembro – Folk Ibérico

Folk Ibérico – Feira de São Mateus 2018

Folk Ibérico – Feira de São Mateus 2018

Folk Ibérico com Mansaborá Folk, La Musgaña, e Musicando.

14 de Setembro – Deixem o Pimba em Paz

Deixem o Pimba em Paz – Feira de São Mateus 2018

Deixem o Pimba em Paz – Feira de São Mateus 2018

No dia 14 de setembro, sexta-feira, na Feira de São Mateus, o humorista Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, juntam-se para desconstruir e reinventar êxitos da música “pimba” e popular, em “Deixem o Pimba em Paz”. É pelas 22 horas, no Palco Santander.

15 de Setembro – Xutos e Pontapés

Xutos e Pontapés - Feira de São Mateus 2018

Xutos e Pontapés – Feira de São Mateus 2018

Num ano especial para os Xutos e Pontapés, a banda portuguesa vem atuar a Viseu no fim de semana de fecho da Feira de São Mateus. A guardiã das feiras populares promete receber os Xutos com casa cheia, na noite de 15 de setembro. Será às 22 horas, no Palco Santander.

16 de Setembro – Encerramento – Banda da Armada

Encerramento - Banda da Armada – Feira de São Mateus 2018

Encerramento – Banda da Armada – Feira de São Mateus 2018

Dia de encerramento da edição 2018 da Feira de São Mateus. Atuação da Banda da Armada.

Guarda Cidade Natal 2017. Ainda mais aconchegante!

A Guarda Cidade Natal 2017 abre oficialmente no dia 1 de dezembro, pelas 17h00, com música, acrobacias, circo, cuspidores de fogo e muitas surpresas. A entrada faz-se pelos pórticos da Rua do Comércio e da Rua da Torre. Na sessão de abertura vão estar várias personagens do imaginário infantil como a Bolacha de Gengibre e o Soldadinho de Chumbo. Malabaristas, Acrobatas, Bailarinas são outras figuras do universo natalino que participarão da festa. Não podemos esquecer o Pai Natal, que chegará, nesta edição, à sua Cidade Natal de Tuk Tuk!

Atividades e Animações Previstas na “Guarda Cidade Natal 2017”

A Praça Luís de Camões (Praça Velha) será uma vez mais o centro de toda a animação da Guarda Cidade Natal 2017. É lá que será instalada a grande novidade desta edição, uma rampa de gelo com cerca de 24 metros de comprimento,  que promete divertir e encher de adrenalina sobretudo o público mais jovem.

Não podia faltar a Casa do Pai Natal, onde o próprio irá receber as crianças e todos os seus pedidos, a árvore de natal, que nesta edição conta com 13 metros de altura e será inspirada nos cristais de gelo, o habitual Carrossel Parisiense e o sempre mágico Globo de Neve.

Como pano de fundo, a Guarda Cidade Natal 2017 terá a sempre linda e monumental Sé da Guarda, vestida a preceito com iluminação adequada à ocasião.

Outras Iniciativas Relevantes

À Cidade Natal juntam-se ainda muitas outras iniciativas de cariz económico e socia: O Concurso de Montras da Guarda, com os estabelecimentos comerciais da cidade; A iniciativa “Cidade de Cristal” que conta com a colaboração de 47 Instituições do Conselho Local de Ação Social e com 71 escolas e Jardins de Infância do concelho, do ensino público e privado; O espetáculo das Janeiras, a 6 de Janeiro, com as coletividades do concelho; O musical de Natal “O Mundo de Plimplix” nos dias 4 e 5 de janeiro para as crianças das escolas.

Concurso de Montras de Natal, Guarda Cidade Natal 2017

O Concurso de Montras de Natal decorre de 1 a 30 de dezembro e as lojas que desejem concorrer deverão fazer a sua inscrição até 27 de novembro no sítio de internet do Município. A melhor montra ganhará 1000 euros e o vencedor será anunciado a 6 de janeiro, no encerramento do programa de animação de Natal.

Concurso de Montras de Natal - Guarda Cidade Natal 2017

As montras serão avaliadas entre 1 e 30 de dezembro por um júri, mas também pelos munícipes que assim o desejem, através de site do município. Os critérios de avaliação serão a originalidade, a criatividade, a harmonia estética do conjunto, as cores e materiais utilizados e a Iluminação.

“Cidade de Cristal”

A “Cidade de Cristal” é um desafio que o Município fez às escolas e instituições do concelho para a realização de um Vitral que representasse as cores, as imagens e a alegria do Natal. O resultado pode ser visto no Jardim José de Lemos entre 1 de dezembro e 6 de janeiro.

As Janeiras e “O Mundo de Plimplix”

Os espetáculos das Janeiras, irão decorrer todos no TMG. Nos dias 4 e 5 realizam-se com as crianças das escolas do concelho da Guarda que irão também assistir ao espetáculo de Natal “O Mundo de Plimplix” e a 6 de janeiro o município volta a juntar coletividades do concelho, 22 nesta edição, para o espetáculo de encerramento do programa de Natal. O palco será transformado numa enorme sala e os diálogos entre os convivas criam a oportunidade para cada grupo desfilar, apresentando a sua canção de Janeiras. O espetáculo é orientado pelo músico César Prata.

Programa da Guarda Cidade Natal 2017

Com o programa de animação de Natal, a autarquia liderada por Álvaro Amaro pretende “dar ainda mais vida à Guarda, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade, estimulando o comércio de proximidade, envolvendo as instituições públicas e privadas e, ao mesmo tempo, devolver a autoestima aos guardenses, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva”.

[em desenvolvimento]

 

Edição 2016 (vídeo por Beira Alta TV)

Óbidos Vila Natal 2017, 5 coisas que deve saber

Entre os dias 30 de Novembro e 31 de Dezembro de 2017, a Vila de Óbidos volta a encher-se de brilhos, estrelas, luzes, enfeites e outras quimeras que emolduram este quadro de Natal que faz o deleite de todos. Está já aí o Óbidos Vila Natal 2017.

Óbidos Vila Natal 2017

O ambiente é cuidadosamente preparado para reunir e entreter crianças e adultos. Gnomos, renas, bonecos de neve, árvores de Natal, estrelas e toda uma panóplia de personagens, prometem despontar da imaginação dos mais novos e a nostalgia dos mais velhos… sem esquecer, claro, o lendário Pai Natal.

Espectáculos em Óbidos Vila Natal 2017

Os dois palcos montados no recinto do Óbidos Vila Natal 2017, Palco Bolas de Natal e Palco Bolas de Sabão, serão o centro dos  fantásticos espetáculos de Natal preparados para esta edição. Teatros de marionetas, malabarismos, espectáculos de magia e animação, são alguns exemplos de momentos de muito riso e entretenimento de que todos poderão usufruir .

Mais informações sobre os espectáculos

Como se pode divertir no Recinto

A animação, presente um pouco por todo o recinto, faz parte do imaginário construído para o Óbidos Vila Natal 2017.

Óbidos Vila Natal 2016

Até 1 de janeiro de 2017, o evento Óbidos Vila Natal oferece a magia das mais conhecidas histórias infantis. A todos os visitantes, votos de um ano de 2017 cheio de ALEGRIA! Boas Festas :)

Posted by Óbidos Vila Natal on Thursday, December 29, 2016

Pode encontrar desde Pistas de Gelo, onde pode aprender a patinar ou simplesmente deslizar pelo gelo entre o frio e os flocos de neve, até a um simulador de realidade virtual, que lhe permitirá viver uma aventura de de terror ou fantasia, conforme o seu estado de espírito :).

Mais informações sobre as diversões no recinto

Literatura e Exposições

A cultura estará também presente um pouco por toda a Vila. Visite as livrarias de Óbidos ou aprecie as exposições patentes nos museus ou galerias da vila.

Participe também nos Workshops e contemple o indispensável Presépio de natal, em exposição na Capela de São Martinho.

Pacotes Hoteleiros Óbidos Vila Natal 2017

Algumas das unidades hoteleiras da região criaram pacotes de alojamento especiais para o evento.

Consulte os pacotes hoteleiros

Tarifas e Atividades Incluídas

A tarifa diária vai de 5€, para criança dos 3 aos 12 anos, até aos 7€, para todos com idade igual ou superior a 12 anos.

O bilhete diário dá direito a: Estrelas e Pintas [Pinturas Faciais] (≤12) ;  Saltos e Pinotes [Trampolins] (≥3) | (≤12) ; Palco Bolas de Sabão [Espetáculos]
; Avalanche [Rampa de Gelo] (≥4)
; Croquet do Vale [Jogo] (≥3)
; Casa do Lago [Jogo] (≥3)
; Duelo de Cotonetes [Jogo] (≥3)
; Jogo das Bolas [Jogo] (≥3)
; Cena de Natal [Presépio] 
; Palco Bolas de Natal [Espetáculos]; Chalet de Inverno do Pai Natal;

Há descontos para grupos e munícipes de Óbidos,

Consulte as tarifas e condições

Bilheteira

Óbidos Vila Natal, Edição de 2016

Chocalhos 2017 – Festival dos Caminhos da Transumância

O Chocalhos 2017 – Festival dos Caminhos da Transumância celebra-se em Alpedrinha no terceiro fim-de-semana do mês de setembro. À semelhança das outras edições, o evento procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas desta vila situada no sopé da Gardunha até aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha.

A Estremadura (Espanha) é convidada nos Chocalhos 2017

Em 2017 a Estremadura (Espanha) será aliada nestes três dias que enchem as ruas e o ambiente se inunda de memórias.

O Festival inaugura-se no dia 15 de setembro com uma experiência culinária. O Alcaide de Casar de Cáceres irá partilhar com Presidente do Município do Fundão a confeção de migas, uma iguaria que fará as delícias de todos durante o evento.

Explorar a Estremadura traduz-se numa viagem ao âmago da antiga Espanha, desde as mais ancestrais ruínas romanas do país até às misteriosas cidades medievais e às aldeias por onde há marcas do tempo que passou.

As aldeias extremenhas possuem um charme intemporal e intocável, desde as colinas remotas do Norte até à sagrada oriental Guadalupe e à inigualável sedução de Zafra no cume do Sul de Andaluzia.

Esta é uma região com uma diversidade paisagística, demográfica e cultural única. A imensidão do azul dos céus contrasta com extensões imensas de terra escassamente povoada, com casas de campo isoladas e castelos em ruínas que há anos coabitam com a paisagem. Numa perspetiva completamente oposta, temos a sofisticação citadina de Mérida e Cáceres e as serras pintadas de verde enfeitam quase todas as margens desta Região de Espanha.

Na sua gastronomia têm como principais atrativos o cremoso queijo Torta Del Casar, as carnes assadas, o Picante e o Presunto Monesterio.

Nesta edição do Chocalhos, teremos oportunidade de provar cada uma destas iguarias, juntamente com tantas outras e conhecer de perto os seus produtos autóctones e as suas tradições culturais. Em palco e nas calçadas de Alpedrinha soarão vozes e instrumentos estremenhos e haverá um intercâmbio de sonoridades e partilha de histórias.

Programa Chocalhos 2017

No programa desta edição o destaque vai para a animação de rua, com vários grupos locais e nacionais a percorrerem as ruas de Alpedrinha e para as atividades do Terreiro de Santo António, que irão promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, com conversas, oficinas, apontamentos musicais, mostras de artesanato e produtos da terra, atividades infantis, entre outras.

Irá realizar-se, no Terreiro de Santo António, em Alpedrinha, a 6ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção, às 15.00h, a 4ª edição de provas práticas de pastoreio e a 2ª Exposição Canina Especializada de Cães de Condução, às 20.00h, o que promoverá a correlação das vertentes funcional e morfológica deste tipo de cão.

Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção, Chocalhos 2017

Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção, Chocalhos 2017