The Presidential, foi o nome dado a esta experiência fantástica, que contempla a viagem a bordo de um comboio através da mítica Linha do Douro, completada com um serviço de catering luxuoso, a cargo de alguns dos mais talentosos chefs mundiais.

Chef Dieter Koschina, Edição Inaugural, The Presidential

Chef Dieter Koschina, Edição Inaugural, The Presidential

A viagem começa na emblemática Estação de São Bento e a composição ferroviária escolhida foi noutros tempos utilizada pelos presidentes da República.

Recentemente foi recuperada pelo Museu Nacional Ferroviário e transformada num comboio turístico de luxo.

The Presidential foi o vencedor dos Best Event Awards 2017

Em 2017 ganhou o Best Event Awards 2017. O projecto português ficou em primeiro lugar,  entre as 296 candidaturas apresentadas de 27 países. Ficou, por exemplo, à frente das candidaturas da França e dos Emirados Árabes Unidos, o segundo e terceiro classificado, respectivamente.

The Presidential, o magnífico comboio presidencial português

The Presidential integra um conjunto de carruagens,que fizeram parte do comboio real português. Datam de 1890 e foram modernizadas ao longo dos tempos. Integra também algum material comprado à Alemanha nos anos 30 do século XX.

É ainda uma das jóias da coroa do património ferroviário Português. O Comboio Presidencial transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas durante mais de um século.

Foi construído em 1890, e serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real. Recebeu a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. No inicio do século foi rebaptizado e passou a designar-se “Comboio Presidencial” . Transportou os Chefes de Estado portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação.

Magnificamente restaurado em 2010, o mobiliário e charme que o tornaram icónico mantêm-se intactos e está desde então em exposição no Museu Nacional Ferroviário como a mais emblemática peça da nossa história ferroviária.

Três ingredientes perfeitos

Segundo Gonçalo Castel-Branco a conjugação perfeita. “Limitei-me a juntar o que já existia: esta paisagem fantástica que é o Douro já existia, a linha já existia, o comboio já existia, o Vesúvio também já cá estava. Eu só convidei os chefs, montei o evento e resultou nisto”

Gonçalo Castel-Branco, The Presidential

Um comboio muito especial, luxo de outros tempos

The Presidential é como uma cápsula do tempo na qual viajamos através da história numa atmosfera de luxo e conforto. Quando se ouve o seu som distinto, eis que surge o seu exterior imponente, e ao entrar a bordo das suas luxuosas carruagens não há como não se sentir realeza. Resgatado ao passado, está de novo em movimento e é protagonista de viagens inesquecíveis.

Os melhores chefs do mundo, paladares mágicos

A gastronomia é uma forma de arte muito especial e os Chefs são os artistas do séc. XXI. Através das suas criações, os melhores Chefs do mundo têm a capacidade de manipular os nossos sentidos e acordar as nossas emoções com experiências ricas e envolventes.

Locais maravilhosos para visitar de comboio

Outrora um meio de transporte revolucionário, os comboios e as suas linhas oferecem aos viajantes perspectivas únicas e acessos privilegiados, expondo locais e recantos originais e extraordinários. Existem linhas ferroviárias que são verdadeiros tesouros por explorar.

Em setembro de 2017 a Forbes publicou um artigo: A Rolling Royal Feast in Portugal: The Presidential Train

Consulte mais informação sobre preços e atividades


Fonte do Artigo: The Presidential