Museu do Pão em Seia! Bem-vindos ao Mundo Encantado do Pão

O Museu do Pão é um museu privado, sediado na Quinta Fonte do Marrão em Seia na Serra da Estrela. O principal objectivo deste museu é a recolha, a preservação e a exibição dos objetos e do património do pão português nas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

A história do Museu do Pão

O inicio do projecto remonta a 1996 e surgiu na sequência das sinergias criadas entre alguns historiadores, empresários e docentes. O museu abriu a 26 de Setembro de 2002.

A recolha de espólio é continua e dura desde a fase de projeto, quer através de compra em antiquários, alfarrabistas e leilões, quer através de doações. Segundo os responsáveis “a constante renovação do Museu é condição indispensável para a plena prossecução dos seus objectivos.”

Museu do Pão - Edifício

Museu do Pão – Edifício – www.museudopao.pt

O complexo museológico é um espaço com mais de 3.500 m2 de área coberta, resultado da reconstrução e ampliação de um edifício já existente, utilizando materiais típicos da região, como a madeira e a pedra, de modo a integrar o imóvel na paisagem serrana envolvente. O Museu do Pão é um dos maiores “Museus do Pão” do mundo.

Sala Ciclo do Pão

Nesta sala encontra-se reconstituído o tradicional ciclo do pão português através de catorze painéis ilustrados, a que se juntam as alfaias e os utensílios retratadas em cada painel. Assim, aqui surgem os espaços da produção do pão, seus trabalhos e momentos.

Sala Ciclo do Pão

Sala Ciclo do Pão – www.museudopao.pt

Para além dos painéis ilustrados e dos utensílios, recria-se ainda nesta sala uma antiga padaria portuguesa com a utilização de modelos em tamanho real. Podemos também observar três moinhos em contínua laboração, cujo som ainda mais nos remete para um passado tão perto e, contudo, já tão distante

Sala Arte do Pão

Sala onde existe uma exposição de objetos artísticos inspirados no pão: azulejaria, vidro, arte sacra, madeira, postais antigos, diplomas, calendários, iconografia, cerâmica, prata, etc…

Destacamos ainda os quadros, dedicados ao pão, do pintor português Velhô.

Sala Arte do Pão - Museu do Pão

Sala Arte do Pão – Museu do Pão – www.museudopao.pt

Pão Político, Social e Religioso

A história do pão em Portugal desde a Restauração da Independência (1640) até à Restauração da Democracia (1974) é o tema principal desta sala. São aqui reproduzidos cerca de 300 anos de História em inúmeros documentos.

Sala Pão Político, Social e Religioso - Museu do Pão

Sala Pão Político, Social e Religioso – Museu do Pão – www.museudopao.pt

Podemos observar também a simbologia do pão na religião, através dos objetos religiosos associados ao cristianismo e ao judaísmo expostos.

Espaço Temático

O Museu do Pão em Seia dispõe ainda de um espaço dedicado aos visitantes mais novos. Trata-se de uma sala didática onde podemos encontrar os gnomos da tribo dos Hérmios, protetores dos primeiros habitantes dos Montes Hermínios, que nos levarão a uma viagem imaginária e mitificada ao passado do pão.

Espaço Temático - Museu do Pão

Espaço Temático – Museu do Pão – www.museudopao.pt

The Presidential, “A mais espantosa experiência do País”

The Presidential, foi o nome dado a esta experiência fantástica, que contempla a viagem a bordo de um comboio através da mítica Linha do Douro, completada com um serviço de catering luxuoso, a cargo de alguns dos mais talentosos chefs mundiais.

Chef Dieter Koschina, Edição Inaugural, The Presidential

Chef Dieter Koschina, Edição Inaugural, The Presidential

A viagem começa na emblemática Estação de São Bento e a composição ferroviária escolhida foi noutros tempos utilizada pelos presidentes da República.

Recentemente foi recuperada pelo Museu Nacional Ferroviário e transformada num comboio turístico de luxo.

The Presidential foi o vencedor dos Best Event Awards 2017

Em 2017 ganhou o Best Event Awards 2017. O projecto português ficou em primeiro lugar,  entre as 296 candidaturas apresentadas de 27 países. Ficou, por exemplo, à frente das candidaturas da França e dos Emirados Árabes Unidos, o segundo e terceiro classificado, respectivamente.

The Presidential, o magnífico comboio presidencial português

The Presidential integra um conjunto de carruagens,que fizeram parte do comboio real português. Datam de 1890 e foram modernizadas ao longo dos tempos. Integra também algum material comprado à Alemanha nos anos 30 do século XX.

É ainda uma das jóias da coroa do património ferroviário Português. O Comboio Presidencial transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas durante mais de um século.

Foi construído em 1890, e serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real. Recebeu a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. No inicio do século foi rebaptizado e passou a designar-se “Comboio Presidencial” . Transportou os Chefes de Estado portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação.

Magnificamente restaurado em 2010, o mobiliário e charme que o tornaram icónico mantêm-se intactos e está desde então em exposição no Museu Nacional Ferroviário como a mais emblemática peça da nossa história ferroviária.

Três ingredientes perfeitos

Segundo Gonçalo Castel-Branco a conjugação perfeita. “Limitei-me a juntar o que já existia: esta paisagem fantástica que é o Douro já existia, a linha já existia, o comboio já existia, o Vesúvio também já cá estava. Eu só convidei os chefs, montei o evento e resultou nisto”

Gonçalo Castel-Branco, The Presidential

Um comboio muito especial, luxo de outros tempos

The Presidential é como uma cápsula do tempo na qual viajamos através da história numa atmosfera de luxo e conforto. Quando se ouve o seu som distinto, eis que surge o seu exterior imponente, e ao entrar a bordo das suas luxuosas carruagens não há como não se sentir realeza. Resgatado ao passado, está de novo em movimento e é protagonista de viagens inesquecíveis.

Os melhores chefs do mundo, paladares mágicos

A gastronomia é uma forma de arte muito especial e os Chefs são os artistas do séc. XXI. Através das suas criações, os melhores Chefs do mundo têm a capacidade de manipular os nossos sentidos e acordar as nossas emoções com experiências ricas e envolventes.

Locais maravilhosos para visitar de comboio

Outrora um meio de transporte revolucionário, os comboios e as suas linhas oferecem aos viajantes perspectivas únicas e acessos privilegiados, expondo locais e recantos originais e extraordinários. Existem linhas ferroviárias que são verdadeiros tesouros por explorar.

Em setembro de 2017 a Forbes publicou um artigo: A Rolling Royal Feast in Portugal: The Presidential Train

Consulte mais informação sobre preços e atividades