Covão dos Conchos: à descoberta da Serra da Estrela

27 Novembro, 2019

Não! Não se trata de um portal tridimensional para um mundo paralelo. O “funil” do Covão dos Conchos é uma obra de engenharia, um túnel com cerca de 1500 metros, construído em 1955, com o propósito de canalizar a água da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida.

Este tipo de infraestrutura é até bastante comum  no ponto mais alto da Serra da Estrela. As várias lagoas e lagoachos que existem no Planalto da Torre estão interligados por uma complexa rede de túneis, que canalizam a água para os pontos de aproveitamento hidroelétrico.

As imagens desta construção, com mais de meio século, recolhidas por um drone há alguns anos atrás, tornaram-se virais espantando o país e o mundo, tornando o Covão dos Conchos numa das coqueluches da Serra da Estrela .

Ainda hoje se nota a repercussão destas imagens. A curiosidade dos turistas foi despertada e continua a haver muita gente a querer conhecer a beleza e estranheza desta estrutura, quando se dirigem à Serra da Estrela.

Trilho do Covão dos Conchos

Para visitar o “funil” do Covão dos Conchos, o ideal será partir da Lagoa Comprida, onde encontrará lugar de estacionamento. O trilho é basicamente o caminho  entre a Lagoa comprida e o Covão dos Conchos. 

Covao Dos Conchos A Descoberta Da Serra Da Estrela
Covao Dos Conchos A Descoberta Da Serra Da Estrela

Apesar do trilho pedestre não estar sinalizado, encontra-se limpo e é relativamente fácil de seguir quando há boa visibilidade. Desfrute da beleza deste trajeto que é igualmente deslumbrante.

O trilho encontra-se a cerca de 1500 metros de altitude. Tenha atenção que nestas altitudes o clima pode mudar bruscamente. 

Todas as alturas do ano são boas para uma visita, proporcionando uma experiência diferente, repleta de belezas distintas.

É importante, no entanto, nunca descurar a preparação da visita tendo em conta a estação do ano em que se visita: No verão as preocupações prendem-se com as elevadas temperaturas, e no inverno com o frio, o vento e a possibilidade de nevar.

Deve utilizar-se roupa e calçado adequados à época, assim como, uma mochila com alguns mantimentos e líquidos.

Comments 0

Deixar uma resposta