Covão da Ponte ou “A Castanheira” na Serra da Estrela

A aura deste lugar é confortante e revitalizante. Com uma beleza natural incrível é um quadro pintado com cores diferentes a cada estação do ano…

Quando era mais jovem costumava acampar com os meus amigos no Covão da Ponte na Serra da Estrela. Um lugar comumente conhecido como “A Castanheira”.

O Covão da Ponte, ou “A Castanheira”, é um dos sítios de excelência da Serra da Estrela. Plantado a 970m de altitude, ainda no Concelho de Manteigas mas no limite com o de Gouveia, é ponto de passagem do Rio Mondego na parte inicial do seu percurso. Dista cerca de 10 Km da Vila de Manteigas e da aldeia de Folgosinho e 30 Km do Planalto da Torre.

Um misto de beleza natural e humanizada, no Covão da Ponte encontra os espaços verdes que lhe permitem desfrutar de momentos relaxantes em contacto com a natureza e embalado pelos chocalhos dos rebanhos que por ali pastam.

As searas de centeio de altitude são mosaicos em tons de dourado e castanho e são o exemplo do ecossistema criado pelo Homem que fornece um habitat para diversas espécies cinegéticas.

Cumplicidade - Covão da Ponte
Cumplicidade – Covão da Ponte

É o local ideal para quem pretende passar um dia tranquilo em plena harmonia com a natureza. Aproveite para caminhar ao longo do Rio Mondego. Visite ali perto a Capela de Nossa Senhora do Carmo, os Casais de Folgosinho e a Capela de Nossa Senhora de Assedasse.

É um lugar muito especial. Cada vez que o visito sinto-me nostálgico. Recordo com uma amálgama de alegria e saudade os Verões que ali passei. O campismo selvagem… os banhos de água gelada… as tempestades… os amigos que me acompanharam… os amigos que já partiram… a agitação que era o fim-de-semana, com gente de todo o lado, carregada com a indispensável merenda… a pureza das pessoas que por lá perto habitam… histórias…

Covão da Ponte ou Castanheira na Serra da Estrela
Covão da Ponte ou Castanheira na Serra da Estrela

A aura deste lugar é confortante e revitalizante. Com uma beleza natural incrível é um quadro pintado com cores diferentes a cada estação do ano…

O Parque de Campismo do Covão da Ponte

Longe vão os tempos em que se praticava “Campismo Selvagem” neste local. Atualmente o Parque de Campismo do Covão da Ponte disponibiliza aos campistas todas as condições para que a sua estadia seja mais confortável e segura. O Parque está completamente integrado na natureza e procura preservar o espaço circundante e as suas características.

(Deve confirmar sempre se o parque de campismo se encontra a funcionar junto da entidade responsável)

Coordenadas

Latitude: 40.4426612 | Longitude: -7.5157164

[av_google_map height=’300px’ zoom=’16’ saturation=” hue=” zoom_control=’aviaTBzoom_control’ mobile_drag_control=’aviaTBmobile_drag_control’ av_uid=’av-gjilz’]
[av_gmap_location address=” city=” country=” long=’-7.5157164′ lat=’40.4426612′ marker=” imagesize=’40’ av_uid=’av-7yidr’]
Covão da Ponte
Lat: 40.4426612 | Lon: -7.5157164
[/av_gmap_location]

[/av_google_map]

 



Deixar uma resposta