Conheça 5 grandes razões para se deliciar com a Guarda

Guarda à Noite

Difíceis de conquistar, após se tornarem nossos amigos uma coisa poderá ter a certeza, são para a vida!

A comida

Por onde começar! Na Guarda cidade ou no distrito, difícil será escolher o melhor local para saborear um pitéu. Aqui encontrará dos melhores restaurantes, quer a nível de qualidade quer quantidade. Na mesa guardense não faltarão os enchidos, muito típicos da Guarda, os queijos, o borrego ou os doces artesanais.

Enchidos da Guarda
Enchidos da Guarda

Locais onde apreciar os pratos típicos? No Belo Horizonte, no Dom Garfo, no Bola de Prata, na Pensão Aliança, no Caçador, no Sardinha, na Mexicana, etc… O que não faltam são opções, e cada um terá um prato típico e diferenciado, o penoso é mesmo saber o que escolher.

A pureza da cidade

A cidade mais alta do país é também a urbe mais pura. A 1056 metros de altitude, a cidade da Guarda possuí um ar único em todo o país, isto devido à sua localização. É um local que os habitantes estimam, logo poluição quase não existe. Mas o facto de ser fria e ter a vantagem de ser uma cidade neve ainda a identifica como mais cristalina. Quando por cá passar irá reparar no que lhe escrevo.

Ar Puro da Guarda
Ar Puro da Guarda

Povo de trabalho

Curso do 2º ano da Escola Medico-Cirúrgica de Lisboa (1899). Carolina Beatriz Ângelo

Curso do 2º ano da Escola Medico-Cirúrgica de Lisboa (1899). Carolina Beatriz Ângelo era a única mulher entre quase cinco dezenas de colegas. (Wikipédia)

As gentes da Guarda por vezes são mal interpretadas devido à sua maneira mais discreta. Pessoas de trabalho, habituadas a dias agrestes, os guardenses, são gentes de fibra que superam tudo de uma forma muito singular e sem se lamentarem. Difíceis de conquistar, após se tornarem nossos amigos uma coisa poderá ter a certeza, são para a vida! Povo habituado a dar a camisola, no local de trabalho nunca o deixarão ficar mal. Mas acima de tudo são pessoas de palavra e de honra.

A cultura

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) é um local arquitetonicamente bonito e diferente, que lhe vai agradar não sou pela beleza exterior como de conteúdo. A inovação anda de “mão dada” com o conservadorismo cultural no TMG. Aqui conseguirá encontrar espetáculos, exposições, concertos, workshops ou ateliês, para todos os gostos, géneros e feitios. Com uma agenda sempre atualizada o TMG reserva-lhe sempre novidades convidativas.

Teatro Municipal da Guarda
Teatro Municipal da Guarda

O que visitar na Guarda

Claro que a sua visita tem que começar pela Sé Catedral. Um monumento imponente, com uma circundante invulgar e que todos nós deveríamos conhecer um pouco da história. Cidade com testemunhos judaicos, aqui encontrará pontos da história do Judaísmo. Tem ainda Castros da Idade do Ferro que o irão deixar maravilhado com a conservação. Não podendo esquecer os museus que lhe mostram um pouco mais sobre esta cidade tão genuína.

Sé Catedral da Guarda
Sé Catedral da Guarda