Cogumelos e Míscaros, o ouro outonal da região beirã

A prática da “apanha” do cogumelo silvestre advém de tempos antiquíssimos, forma das populações se alimentarem, mais ainda como complemento das suas fontes de rendimento.

Quando falamos no outono lembramo-nos automaticamente de quê? Das folhas das árvores a caírem, das castanhas assadas, dos dias solarengos, mas húmidos, e dos cogumelos que começam a brotar da terra. São pontos indissociáveis desta estação do ano apreciada por tantos portugueses.

cogumelos

Mas em cada época existem rituais próprios, como é o caso da procura do cogumelo no início do outono, iguaria muito apreciada em algumas regiões portuguesas, e que acabam por levar à confeção de pratos ou à criação de eventos relacionados com a especialidade.

A prática da “apanha” do cogumelo silvestre advém de tempos antiquíssimos, forma das populações se alimentarem, mais ainda como complemento das suas fontes de rendimento.

 

Cogumelo

Os cogumelos silvestres são alimentos com alto valor nutritivo e de um interesse gastronómico muito elevado. A diversidade de cogumelos permite a recolha de um numero considerável de espécies possíveis de serem ingeridas. Para poder desfrutar dos seus aromas e sabores, apenas tem de adquirir conhecimentos que permitam reconhecer as características morfológicas de cada espécie e assim, identificar de forma inequívoca os cogumelos que poderá apanhar.

Na região da Cova da Beira, mais concretamente no Alcaide (Fundão), realiza-se há sete anos o evento Míscaros – Festival do Cogumelo, com o objetivo de recuperar e promover este produto endógeno. Por terras fundanenses tudo é pensado para dar notoriedade ao cogumelo, desde a decoração das ruas, das ementas às bebidas, dos concertos ao teatro de rua, e dos passeios micológicos pela Serra da Gardunha às palestras.

Este ano bem como em alguns dos anos anteriores serão dinamizados vários “live cookings”, que contam com a presença de alguns chefes conhecidos, como é o caso do  Mário Rui Ramos, Duarte Batista, Joe Best, Miguel Gameiro e Leopoldo Calhau Garret.

Espetada de Cogumelos
Espetada de Cogumelos

Outras das atividades deste certame é a eleição do espaço mais criativo e do melhor prato de cogumelo feito pelos participantes do festival. Alguns dos pratos que aqui poderá provar são pratos típicos, como é o arroz de míscaros, a telha de cogumelos, as espetadas de cogumelos ou uma feijoada de cogumelos. Poderá ainda deliciar-se com licores deliciosos, compotas muito típicas e ainda doces característicos.

Se ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre cogumelos ou míscaros, e se tem interesse, quem sabe em especializar-se nesta iguaria, este fim de semana, dias 18, 19 e 20 de novembro, são os dias indicados para para conhecer o Alcaide e este festival dos míscaros.