Por norma quando queremos apanhar sol dirigimo-nos para o litoral de Portugal. Mas desengane-se quem pensa que no interior não o consegue fazer. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, situada num Vale glaciário, a Praia Fluvial de Loriga está para contrariar todas as ideias de que na Serra da Estrela só existe neve.

Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. As praias que se encontram inseridas no Parque Natural da Serra da Estrela, são de uma beleza natural envolvente rica e vasta. A praia de Loriga (Seia), é de um esplendor único, com águas límpidas e frescas. Esta praia tem também a particularidade de ser a única no país a localizar-se num vale glaciário, sendo ainda umas das praias selecionadas para o concurso das “7 Maravilhas- Praias de Portugal”.

Álbum fotográfico de Manuel Ferreira, vejam o álbum completo.

Num lugar bastante tranquilo e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, tais como, balneários, WC, bar, parque de merendas, parque infantil. E como a serra mais alta de Portugal continental é um potentado de atividades e distrações, a ida à praia de Loriga poderá ainda proporcionar-lhe diversas atividades de aventura e passeios pedestres.

Só para terminar, esta é uma praia inserida numa área protegida que requer que os visitantes sejam mais cautelosos, não só por isto mas porque existem riachos, rios ou outras linhas de água na área da praia.

Praia de Bandeira Azul desde 2012

O local é recomendado não só por nós como pelo programa Bandeira Azul, que tem por objetivo educar para a sustentabilidade da biodiversidade, incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza, tendo sido a praia de Loriga galardoada com a bandeira azul desde o ano de 2012.

Coordenadas: lat=40.3273485 | long=-7.6783568