Dornes está implantada num braço de terra que avança pelo rio Zêzere, cercado de água por todos lados, exceto um, que liga a terra ao concelho de Ferreira do Zêzere.

Localizada a apenas 10 km de Ferreira do Zêzere, numa agradável enseada da albufeira do Castelo do Bode, a pequena vila de Dornes é uma das mais pitorescas do centro de Portugal. Com paisagens fabulosas, tendo o Rio Zêzere como pano de fundo, a simplicidade e calma são os atributos desta freguesia apelidada de aldeia.

Património de Dornes

Torre Pentagonal – Edificada sobre umas antigas ruína Romanas, por D.Gualdim Paes Mestre Cavaleiro da Ordem dos Templários. Feita de Xisto, com 20 metros de altura.

Torre Pentagonal de Dornes

Torre Pentagonal de Dornes

A Igreja Matriz de Dornes ou Santuário de  Nossa Senhora do Pranto, é um dos Monumento de Interesse Nacional. Com Talha Dourada, e totalmente revestida a azulejo do Sec XV e XVII, conta ainda com um Órgão Ibérico do sec. XVIII, onde se realizam concertos com organistas nacionais e estrangeiros.

Alojamento em Dornes

Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de área e 594 habitantes. Tendo em conta estes valores a oferta turística não é extensa, no entanto é de qualidade. Um dos locais é a Casa da Inveja.

“Casa Rústica do final do Sec.XIX situada em Dornes, de ambiente simples e acolhedor fazem da Casa da Inveja cenário ideal para um fim de semana ou dias de férias repousantes Longe do bulício da cidade”. (Casa da Inveja)

 

Grande Rota do Zêzere

“Ao longo de 370 Km, a GRZ- Grande Rota do Zêzere, acompanha o Rio Zêzere desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo. Projetado para ser multidisciplinar, o percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais”. (Aldeias de Xisto)