O Chocalhos 2017 – Festival dos Caminhos da Transumância celebra-se em Alpedrinha no terceiro fim-de-semana do mês de setembro. À semelhança das outras edições, o evento procura recordar a passagem dos rebanhos serranos pelas ruas desta vila situada no sopé da Gardunha até aos Campos de Ourique e mais recentemente até às Campinas da Idanha.

A Estremadura (Espanha) é convidada nos Chocalhos 2017

Em 2017 a Estremadura (Espanha) será aliada nestes três dias que enchem as ruas e o ambiente se inunda de memórias.

O Festival inaugura-se no dia 15 de setembro com uma experiência culinária. O Alcaide de Casar de Cáceres irá partilhar com Presidente do Município do Fundão a confeção de migas, uma iguaria que fará as delícias de todos durante o evento.

Explorar a Estremadura traduz-se numa viagem ao âmago da antiga Espanha, desde as mais ancestrais ruínas romanas do país até às misteriosas cidades medievais e às aldeias por onde há marcas do tempo que passou.

As aldeias extremenhas possuem um charme intemporal e intocável, desde as colinas remotas do Norte até à sagrada oriental Guadalupe e à inigualável sedução de Zafra no cume do Sul de Andaluzia.

Esta é uma região com uma diversidade paisagística, demográfica e cultural única. A imensidão do azul dos céus contrasta com extensões imensas de terra escassamente povoada, com casas de campo isoladas e castelos em ruínas que há anos coabitam com a paisagem. Numa perspetiva completamente oposta, temos a sofisticação citadina de Mérida e Cáceres e as serras pintadas de verde enfeitam quase todas as margens desta Região de Espanha.

Na sua gastronomia têm como principais atrativos o cremoso queijo Torta Del Casar, as carnes assadas, o Picante e o Presunto Monesterio.

Nesta edição do Chocalhos, teremos oportunidade de provar cada uma destas iguarias, juntamente com tantas outras e conhecer de perto os seus produtos autóctones e as suas tradições culturais. Em palco e nas calçadas de Alpedrinha soarão vozes e instrumentos estremenhos e haverá um intercâmbio de sonoridades e partilha de histórias.

Programa Chocalhos 2017

No programa desta edição o destaque vai para a animação de rua, com vários grupos locais e nacionais a percorrerem as ruas de Alpedrinha e para as atividades do Terreiro de Santo António, que irão promover o património material e imaterial pastoril da Beira Interior, com conversas, oficinas, apontamentos musicais, mostras de artesanato e produtos da terra, atividades infantis, entre outras.

Irá realizar-se, no Terreiro de Santo António, em Alpedrinha, a 6ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção, às 15.00h, a 4ª edição de provas práticas de pastoreio e a 2ª Exposição Canina Especializada de Cães de Condução, às 20.00h, o que promoverá a correlação das vertentes funcional e morfológica deste tipo de cão.

Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção, Chocalhos 2017

Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção, Chocalhos 2017