O castelo lisboeta das vistas inebriantes

Irá encontrar uma Lisboa cheia de luz, encantadora, limpa, enorme e fascinante. A imagem que ficará na retina é avassaladora!

Portugal está repleto de monumentos nacionais e emblemáticos da nossa cultura e tradição. São edifícios mais conservados, mais conhecidos e outros menos visitados. Edifícios como o Mosteiro dos Jerónimos ou a Nau dos Descobrimentos, que de uma maneira ou de outra todos nós já conhecemos. E agora pergunto-lhe, o Castelo de São Jorge, em Lisboa, já visitou?!

Bem no alto da zona nobre de Lisboa, impera uma fortificação, construída pelos muçulmanos por volta do século XI, e que após a conquista de Lisboa, em 25 de Outubro de 1147, serviu de albergue ao nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques.

Para poder conhecer este local emblemático terá que se embrenhar nos hábitos e costumes lisboetas, por isso, iremos indicar-lhe uma das muitas formas de conhecer este sítio.

Pixabay

Pixabay

Estacione o carro, e em plena baixa de Lisboa, apanhe o elétrico que o levará pelas ruas íngremes e sinuosas até ao alto da “colina”. Passará pela Sé Catedral de Lisboa, que merece uma visita, mas deixe isso para a descida, ou para o final da sua visita.

O elétrico não o deixará mesmo à porta do castelo, o que requer que suba mais um pouco a pé até ao destino final. Esta não é de todos uma má opção, isto porque, assim conseguirá ir até ao Miradouro da luz, um local romântico, com uma paisagem repleta de luz e beleza. Após essa breve paragem, siga caminho pelas ruas estreitas,  enfeitadas pelas casas muito características lisboetas. Ao chegar ao alto de Lisboa, às portas do Castelo de São Jorge, terá que aguardar para retirar o seu bilhete de entrada (que ronda os 8.50€). Digo aguardar porque normalmente o local tem bastantes turistas e visitantes.

Depois da entrada vá direto ao miradouro, vai ficar boquiaberto com tamanha beleza! Irá encontrar uma Lisboa cheia de luz, encantadora, limpa, enorme e fascinante. A imagem que ficará na retina é avassaladora!

Após conquistado o seu coração, poderá conhecer os vestígios do Antigo Paço Real de Alcáçova, o local arqueológico, o castelo e o castelejo.

Pixabay

Pixabay

Aqui poderá ficar a conhecer um pouco da história de Lisboa, através de visitas guiadas, ou a fascinar-se com as visitas à Câmara Escura. Aproveite para passear pelos jardins e locais com vistas, fazer uma pausa no café do Castelo ou simplesmente deixar-se encantar por um pôr do sol naquele lugar mágico.

Quando decidir ir-se embora, desça a pé, e já agora opte por um caminho diferente pelo que subiu. Conheça alguns recantos emblemáticos, como Alfama, o reconhecido teatro circense Chapitô, ou a Sé de Lisboa. Ficará apaixonado com a sua visita.