Capela de Nossa Senhora de Assedasse

A Capela de Nossa Senhora de Assedasse fica situada em Casais de Folgosinho, no vale do Mondego, no concelho de Gouveia, perto do Covão da Ponte. É uma capela românica, do século XII, dedicada à Santa Mãe de Deus sob a invocação de Nossa Senhora de Assedasse.

Todos os anos se realiza a peregrinação à Senhora de Assedasse no dia 8 de Setembro. Esta peregrinação reúne todos os anos um “grande número” de pessoas numa “pequena capela”.

A romaria em Casais de Folgosinho, no Concelho de Gouveia, era, “até meados do século passado”, um importante local de encontro de pastores de diversos lugares da Serra da Estrela. Habitualmente, as celebrações terminavam com a bênção dos pastores e dos rebanhos.

No decorrer da festa são feitas as arrematações (leilões) de produtos regionais que foram oferecidos para louvar Nossa Senhora: “Pão; queijo; chouriças; mel; fruta; flores; abóboras; batatas; cereais; centeio e alguns animais caprinos.”

A festa de setembro na Senhora do Assedasse celebrava a transumância dos animais de pasto, neste caso, a descida dos rebanhos dos pastos da serra para as terras baixas.

Poema a Nossa Senhora de Assedasse

[av_one_half first]

Mondego, rio puro por essência
Por Munda o conheciam os romanos
Mantém esse cunho de excelência
Mau grado transcorridos dois mil anos

Num vale fundo, todo ele Edénico,
Refúgio que foi do tempo Perpénico
Nas águas mira o setestrelo a face

[/av_one_half]

[av_one_half]

As suas águas como em reverência
Cantaram-nas os Vates Lusitanos
O Viriato Trágico é referência
Seus cantos episódios sobre-humanos

Ali ergueu a fé um santuário
Que é para o serrano relicário
Rezemos á Senhora de Assedasse.

[/av_one_half]

«Poetando», Manuel Leal Freire