Mariana Sousa

Aveiro é uma cidade que está na moda

Cercada pelo rio Vouga e banhada pelo mar atlântico, a cidade de Aveiro é um local de passagem obrigatória em Portugal.

Cidade do litoral, em pleno centro de Portugal, é um concelho bastante jovem e repleto de pequenas maravilhas. Capital de distrito e sede de concelho, Aveiro encontra-se delimitada a norte pelo distrito do Porto e a sul pelo distrito de Coimbra.

A cidade aveirense tem cerca de 70 mil habitantes, tornando-se assim de média dimensão, mas é uma urbe que conheceu nos últimos tempos um forte desenvolvimento, conjugando desta forma a modernidade e a tradição.

Como é óbvio, devido à sua geografia, a indústria e o desenvolvimento estão ligados ao mar, mas atualmente, a cidade conheceu um forte rejuvenescimento devido ao número de estudantes que passou a habitar a cidade, após a construção da Universidade.

Mas quem pensa que a cidade é só a Ria e os ovos moles está redondamente enganado.

É certo que durante anos estes foram os grandes atributos desta cidade, mas neste momento os fatores históricos e naturais chamam mais visitantes a esta localidade.

Neste pequeno texto vamos evidenciar 5 motivos bastante fortes para se deslumbrar e apaixonar por esta cidade tão fresca.

Aveiro, cidade estudantil

Primeiro é uma cidade estudantil, logo à partida é um local repleto de movimento e de vida. Em termos noturnos Aveiro é de uma jovialidade incrível, com os bares em pleno centro da cidade, onde a malta jovem se encontra e se diverte. Durante o dia tem o fórum que é um shopping ao ar livre, super arejado que lhe permite usufruir de uma passeio e ainda ver as montras.

Fórum de Aveiro
Fórum de Aveiro

As praias de Aveiro

A nível da natureza, as praias de Aveiro são simpáticas, tanto a praia da barra como a da Costa Nova. É sempre discutível qual é que se gosta mais, mas pessoalmente gosto mais da Costa Nova. As suas casas características, o mercado típico do peixe, os restaurantes, e na parte traseira as suas imensas dunas que “escondem” a beleza da sua praia… É sem dúvida um ótimo local para levar os seus filhos a passear.

Casas Típicas na Costa Nova - Aveiro
Casas Típicas na Costa Nova – Aveiro

Gastronomia Aveirense

Já a gastronomia é evidentemente um atributo forte desta cidade. Conhecida pela terra das salinas, Aveiro vai abrir-lhe o apetite. Com um incrível e renovado mercado, poderá comprar ou degustar um bom peixe. Mas não podia deixar de falar nos “malditos” ovos moles… Sim, malditos porque depois de comer um nunca mais conseguirá parar… Aproveito para lhe indicar a pastelaria “Ria pão” mesmo em frente à ria. Juro-lhe, quando entrar naquele local de perdição não saberá qual a delícia que irá escolher, são de morrer e chorar por mais!

Restaurante "Mercado do Peixe" em Aveiro - Mariana Sousa
Restaurante “Mercado do Peixe” em Aveiro – Mariana Sousa

A arquitetura e a geografia de Aveiro

A arquitetura e a geografia desta cidade são muito peculiares. Com 199,8 km², a cidade é atravessada pela ria que lhe confere uma particularidade, tornando-a assim a “Veneza Portuguesa”, com as suas pontas e moliceiros sempre de um lado para o outro com turistas. Contudo, as casas que caracterizam a cidade são realmente muito engraçadas, construídas ao alto, cada uma com a sua cor, e distintas umas das outras. É bonito de se apreciar. Agradável é também saber que bem no centro de Aveiro, no meio de prédios e hotéis existe um jardim bastante amplo, super verde ideal para espairecer.

Ruas de Aveiro - Mariana Sousa
Ruas de Aveiro – Mariana Sousa

Aveiro, tradição e história

Mas Aveiro também se faz de tradição e história, com muitos locais de visita. Imperdoável é ir a Aveiro e não conhecer a Capela de São Gonçalinho. Os festejos em honra de São Gonçalinho são bastante conhecidos a nível nacional. A Sé de Aveiro é outro monumento, muito bem cuidado que confere à cidade um toque histórico. Mas para conhecer mais um pouco da narrativa da cidade nada melhor do que se deslocar até ao Museu de Aveiro, instalado num antigo convento onde viveu a Princesa Santa Joana, onde expõe muito do espólio da vida desta princesa de Aveiro.

Neste pequeno texto falo-lhe apenas da cidade, porque se falasse de tudo que o distrito tem para oferecer dez páginas não chegariam, para lhe contar dos Passadiços do Paiva, do Museu em Ílhavo, do Palácio Hotel de Bussaco, do Castelo de Santa Maria da Feira entre muitas outras atrações. Esta parte fica para uma próxima… Fique atento!