Para quem não conhece, Idanha-a-Nova é um município com 1.416 km², com 2100 habitantes e pertencente ao distrito de Castelo Branco. Contudo, estamos aqui para lhe falar da maravilha que este município possui, a barragem.

Anteprojectos.pt

Anteprojectos.pt

A barragem de Idanha-a-Nova, também conhecida pela Barragem Marechal Carmona, é uma albufeira que merece ser conhecida e visitada por todos os amantes de natureza. O local em questão é muito amplo e vasto, com uma variedade imensa de vegetação e repleto de tranquilidade. A paisagem é agradável e pacífica, mas este lago artifical está também associado à possibilidade da prática de desportos náuticos, tornando-o assim um indiscutível centro de lazer da região raiana.

Nesta albufeira poderá andar de mota de água, praticar modalidades aquáticas a motor, visto que o vento para aqueles lados é raro e não há possibilidade de desportos aliados a esta força natural. No entanto, o facto de haver pouco vento ajuda à prática da pesca desportiva, onde a barragem é o principal polo de pesca de competição da região de Castelo Branco. O local detém ótimos acessos em quase todo o seu perímetro fazendo com que anualmente, aqui decorram inúmeras provas desportivas.

Pixabay

Mas para quem procura outros de tipo de atividade pode mesmo praticar um dos melhores “desportos” de todos, o ócio. Aqui a paz e o relaxe serão os seus maiores aliados.

Mas a barragem é conhecida nacional e internacionalmente pelo Boom Festival, um festival de música alternativa que atrai pessoas de todos os pontos do globo e que é realizado nas margens da barragem. Este festival tem a características de ser todo ele ecologicamente sustentável.

Na área da Barragem existe ainda um parque de campismo com capacidade para 2000 pessoas, capacitado de adequadas e diversas infraestruturas.