As Feiras que tem 190 anos mas são chamadas de Novas

As Feiras Novas, em Ponte de Lima, recriam o que de mais genuíno e único existe na cultura popular portuguesa.

A celebrarem 190 anos de existência, as Feiras Novas de Ponte de Lima são um marco nas festas populares portuguesas.

Conhecidas também como a “Romaria de noite e de dia”, as festividades acontecem frequentemente no segundo fim de semana de setembro, que este ano são entre os dias 7 e 12 de próximo mês. O evento denota-de pela alegria contagiante que se faz notar pelas ruas de Ponte de Lima, a forma como está disposta, os cantares e rusgas constantes entre visitantes e intervenientes e o folclore. As feirinhas (também assim conhecidas) possuem a particularidade de numa só festa aglomerar variadíssimas gerações.

A mística deste evento centra-se essencialmente nas várias rusgas de concertinas e cantares ao desafio que chegam a juntar cerca de 500 tocadores pelas ruas. Mas o ribombar dos bombos, de gaiteiros, concertos musicais, pequenas discotecas e bares criados pelos habitantes, o fogo de artificio, uma corrida de garranos e o histórico cortejo de domingo são algumas das atividades desta imensa festa anual.

Ponte de Lima tem o culto da terra e da tradição como os pilares basilares de desenvolvimento. A vila é conhecida pelo berço do Turismo de Habitação, do Vinho Verde e do Arroz de Sarrabulho todos eles muito apreciados. É ainda uma das vilas mais floridas de Portugal, isto devido ao Festival Internacional de Jardins que já conta com a sua 26ª edição.

Pixabay
Pixabay

Oportunidades ou motivos não lhe faltarão, por isso aproveite o fim de semana das Feiras Novas, reúna os amigos e a família e vá até ao Minho conhecer estas festas imperdíveis, com muita música, animação, alegria e com muita gente à mistura.