Aldeia Histórica de Portugal, Monsanto detém um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos: Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995.

Monsanto atinge 758 metros e situa-se a nordeste de Idanha, na encosta de uma elevação escarpada que à vista de quem se aproxima surge abruptamente. Pelas várias vertentes da encosta e no sopé do monte existem vários lugarejos dispersos.

Trata-se de um local muito antigo, onde se regista a presença humana desde o paleolítico. Vestígios arqueológicos dão conta de um castro lusitano e da ocupação romana no denominado campo de S. Lourenço, no sopé do monte. Vestígios da permanência visigótica e árabe foram também encontrados.

Em Monsanto, não deixe de visitar o castelo, o forno comunitário, a Capela de São Miguel, os chafarizes e as torres de menagem. A “casa de uma só telha”, com cobertura de rocha granítica é o ex-libris desta terra raiana, bem como a Torre do Relógio, a capela românica de São Pedro de Vir à Corça. Aproveite a deslocação e conheça ainda o castelo templário de Penha Garcia ou a povoação de Salvaterra do Extremo. Locais inesquecíveis…

A aldeia de Monsanto foi designada em 1938 a mais portuguesa de Portugal, conservando a salvo o típico traçado das aldeias beirãs. A ocupação humana do lugar data-se do Paleolítico, sendo que no base do monte foram encontrados vestígios de um castro e de termas, provavelmente da época romana.

“A aldeia foi conquistada por Afonso Henriques, sendo doada pelo monarca aos Cavaleiros Templários, que aí ergueram o primitivo castelo. A coroa intentou fixar a população naquele lugar íngreme e de difícil acesso, e ao longo da Idade Média Monsanto foi um importante centro regional de comércio”.

Monsanto no Festival da canção

Monsanto foi o primeiro cenário escolhido pela organização do Festival Eurovisão da Canção para a gravação dos postais que apresentaram os participantes no evento, que pela primeira vez aconteceu em Portugal.

A aldeia mais portuguesa de Portugal serviu de apresentação ao concorrente da Áustria, Cesár Sampson. Segundo a televisão pública, Cesár Sampson passou alguns dias em filmagens na aldeia de Monsanto, mostrando o castelo e descendo a colina em BTT.

 

15 Aldeias Históricas

Monsanto foi eleita para o Top 15 das Aldeias Históricas mais encantadoras de Portugal e a lista é do Skyscanner, motor de pesquisa mundial de viagens.

Esta foi a primeira seleção anual de aldeias históricas e leva em consideração as características de cada aldeia, incluindo a história, a autenticidade, a beleza da paisagem circundante e as sugestões dos viajantes.

Segundo o estudo, descobrir as aldeias históricas de Portugal é caminhar no tempo e nos costumes. É viajar pela nossa história e visitar monumentos incríveis. É caminhar nas ruas, dar dois dedos de conversa a um desconhecido e sentir-se em casa.

A lista é liderada por Almeida depois Sortelha, em terceiro lugar Idanha-a-Velha e em quarto Monsanto. Nesta lista estão ainda Cerdeira, Dornes, O Castelo de Almourol em Vila Nova da Barquinha, Podense, Monsaraz, Santa Maria do Marvão, Santa Susana no Alentejo, Évora Monte, Alte, Curral das Freiras na Madeira, Cuada na Ilha das Flores – Açores



Fonte do Artigo: Aldeias Históricas de Portugal