8 Lugares em Portugal que combinam natureza e lazer

17 Janeiro, 2017

Na cauda da Europa, Portugal detém uma extensa costa marítima, repleta de praias, mas também detém amplas planícies, grandiosas montanhas, e ainda as pérolas do atlântico, os magníficos arquipélagos da Madeira e dos Açores. A natureza é rainha por estas bandas.

Lagos - Algarve
Lagos – Algarve

Região do Douro

A mãe natureza abençoou Portugal, chegando mesmo a roçar a perfeição… Para lhe comprovar tal afirmação começamos por lhe falar do Douro, que segundo um dos jornais mais influentes do mundo, o New York Times, A região do Vale do Douro, tem tanto a seu favor que chega a ser ridículo”.

De visita obrigatória este território tem para lhe oferecer paisagens indescritíveis, fauna e flora singular, bom vinho, boa mesa e ainda passeios de barco irresistíveis.

Parque Nacional da Peneda Gerês

Mas a beleza natural portuguesa é transversal a todo o território nacional. O Gerês é outro bom exemplo. Desta vez foi o jornal britânico The Guardian que considerou o parque da Peneda-Gerês “uma área de beleza natural e um testemunho da ocupação romana, com as suas estradas e marcos com dois mil anos”. Para além de todos estes atributos, o Gerês é ainda o “Rei” das caminhadas organizadas, com mais de uma centena de atividades anuais.

Curso de Água na Serra da Estrela
Curso de Água na Serra da Estrela

A majestosa Serra da estrela

No ponto mais alto de Portugal continental o mistério e majestosidade da bela Serra da Estrela são por si só adjetivos suficientes para conhecer cada recanto. Mas atributos como os desportos de inverno, a neve, e a gastronomia farão com que se apaixone pela maior montanha em Portugal.

[av_masonry_gallery ids=’1825,1826,1827,1828,1829,1830,1831,1832,1833′ items=’9′ columns=’3′ paginate=’none’ size=’fixed’ gap=’1px’ overlay_fx=” container_links=’active’ id=” caption_elements=’none’ caption_styling=” caption_display=’always’ color=” custom_bg=” av_uid=’av-10qql’]

Fotografias por Manuel Ferreira

Como pode comprovar em apenas três regiões tem mais do que razões suficientes para arranjar algum tempo, convidar a família e partir à descoberta deste nosso Portugal. Mas muito está por ser desvendado, nós aqui apenas lhe apresentamos o que já é de simples acesso. O melhor é partir à descoberta…

Passadiços do Paiva em consonância com a natureza

Em 2015 foram inaugurados os Passadiços do Paiva, no concelho de Arouca. São oito quilómetros pelo interior do vale do rio Paiva que permitem um contacto único com a natureza. A inauguração decorreu em junho e desde essa altura foram percorridos, diariamente, por milhares de pessoas. Para este ano de 2016 está marcada a reabertura, agarre a oportunidade, desfrute desta aventura e descubra a maravilha Arouquense.

Serra da Arrábida, entre a terra e o mar

Mais a sul, a serra da Arrábida é o local mais completo para quem é amante de serra e de mar. Esta zona consegue aliar o que de melhor existe entre o verde da serra e o azul do mar. Aqui não poderá deixar de passear de barco no Estuário do Sado, descobrir as praias da Arrábida, percorrer os trilhos da serra da Arrábida  e claro, deliciar-se com um peixe grelhado fresquinho.

Pixabay
Serra da Arrábida – Setúbal

Alentejo é Zen

Mas se pedissem para caracterizar o Alentejo, todos diriam que ele é Zen. O Alentejo é sol, é o caiado das casas, é a história e cultura, é o gaspacho, é o vinho, é a calma alentejana, são as planícies a perder de vista. O Alentejo é enorme, no total sentido da palavra, quer em território, quer em beleza, quer nas gentes! Mas para o lazer esta região soma pontos relativamente às anteriores devido à planura, que facilita os passeios a pé ou de bicicleta, ou de cavalo, um símbolo que faz parte do local.

Arquipélago da Madeira

Hiking - Ilha da Madeira - natureza
Hiking – Ilha da Madeira

A faustosa ilha da Madeira é um local onde encontra o que pretender. Passará do luxo do Funchal para a singularidade do Pico Ruivo. Com os seus 1862 metros de altitude, o Pico Ruivo é a terceira montanha mais alta de Portugal. A fauna e flora que aqui irá encontra não verá em mais lado nenhum, isto porque o clima na ilha é diferenciado por natureza de qualquer outro local em Portugal. Por isso, não perca tempo, marque as próximas férias para esta maravilha e desfrute do que melhor a apaixonante ilha da Madeira tem para si.

Se prefere o sol e a praia então visite Porto Santo… vai ficar maravilhado com uma das mais belas praias do mundo.

Arquipélago dos Açores

Santa Maria - Açores
Santa Maria – Açores

Para o final deixamos-lhe a diamante português, os Açores. Quando falamos em natureza, é obrigatório referir esta pedra preciosa no meio do atlântico. O que deve conhecer nos Açores? Pergunta bem… Tudo! Cada uma das 9 ilhas tem a sua magia e particularidade.

Do envolvente azul oceânico, aos campos verdejantes, dos passeios entre ilhas, passando pela tranquilidade das gentes açorianas ou pela gastronomia, tudo é bonito de ser ver. Se procura paz e relaxe não encontrará local mais indicado que os Açores.